Analise as coberturas
O primeiro passo para fazer um seguro de vida é conhecer e analisar as coberturas que melhor atendem você e a sua família. Cuidado para não deixar de fora aqueles itens que podem ser interrompidos por falta de dinheiro.
À medida que amadurecemos, passamos a valorizar outros aspectos das nossas vidas. As nossas preocupações mudam e a família fica, cada vez mais, no centro da nossa programação.
O seguro de vida é um produto que tem por objetivo garantir a segurança financeira da sua família, caso ocorra alguma fatalidade com você. Se trata de um contrato que você faz com uma empresa seguradora.
Você paga uma mensalidade à seguradora contratada e ela fica responsável por pagar uma indenização para a pessoa que será beneficiada, caso ocorra com você algum problema previsto na apólice.
O seguro de vida funciona como uma proteção em casos de doença e acidentes graves ou fatais. O objetivo é garantir apoio financeiro a você e seus familiares diante de uma fatalidade.
O seguro pode pagar uma indenização por morte, ou garantir uma renda ao próprio segurado em casos de uma incapacidade temporária. Muita gente confunde seguro de vida com seguro de acidentes pessoais. Veja abaixo a diferença entre eles:
As coberturas do Seguro de Vida estão classificadas entre básicas e adicionais. As básicas cobrem morte natural e acidental. Já as adicionais variam entre mais de 70 tipos.
Cobertura para invalidez permanente total ou parcial por acidente
Invalidez funcional permanente total por doença
Despesas médicas, hospitalares e odontológicas
Diárias de incapacidade temporária
Cobertura para doenças graves
Você pode escolher as coberturas que se encaixam no seu estilo de vida, assim como o valor do “capital segurado”, que é o valor que será pago ao familiar.
É muito importante conhecer as coberturas do Seguro de Vida antes de contratar um. Você sabia que existem mais de 70 opções de coberturas no mercado? Veja nossas dicas para fazer o melhor seguro!
Analise as coberturas
O primeiro passo para fazer um seguro de vida é conhecer e analisar as coberturas que melhor atendem você e a sua família. Cuidado para não deixar de fora aqueles itens que podem ser interrompidos por falta de dinheiro.
Verifique se a sua empresa já possui um seguro
Se você trabalhar para uma empresa, confirme com o RH se eles oferecem esse benefício, pois geralmente o custo de um seguro de vida empresarial é menor.
Analise a reputação da seguradora
Analisar a reputação da seguradora é muito importante, pois ela é a responsável por cuidar do seu patrimônio.
Conheça as condições do contrato
Estar em dia com a saúde, se exercitar, não beber e não fumar pode reduzir em até 50% o valor do seguro. Pergunte as condições do contrato com relação às doenças preexistentes.
Quanto custa um seguro de vida?
No geral, um seguro de vida não é caro. Claro que o valor vai variar de acordo com a empresa que você escolher e também com a quantidade de coberturas que você incluir. Mas, você pode encontrar boas opções por volta de 10 reais mensais.
Com qual idade posso fazer um seguro de vida?
Não existe idade certa para fazer um seguro de vida. Mas se você se preocupa com o futuro da sua família, o ideal é ter a proteção. 14 anos é a idade mínima para fazer um seguro e a máxima varia de acordo com a seguradora, mas geralmente é 65.
É possível diminuir o preço do seguro de vida?
Sim. É possível ajustar o valor com o tempo. Conforme os seus filhos vão crescendo você pode ajustar o valor do seguro de vida já que eles não dependem tanto dos seus recursos como antes.
O que é apólice de seguro de vida?
A apólice do seguro de vida na realidade é o contrato que você fez com a empresa seguradora. Nela vai constar todas as coberturas contratadas e os meios de contato da empresa, para ser acionada em caso de necessidade.
Na apólice também vai constar os riscos estabelecidos, aos quais o segurado está sujeito, assim como os valores que ele ou os familiares terão direito caso alguma das situações previstas venha a ocorrer.