Sinistro: o que é e como acionar o seguro auto?
Guia completo sobre sinistro: aprenda como acionar a seguradora para solucionar o problema. Vamos explicar como agir em cada situação. Confira!
Elisa Matos
14 de agosto 2023•5 min de leitura
A apólice do seguro de carro é realmente muito complexa. Cheia de termos complicados, que são difíceis de entender até para quem já fez um seguro diversas vezes. Por isso, não tem problema se você não sabe o que significa sinistro. Vamos explicar neste texto o que é o sinistro e como acionar o seguro se necessário. Confira!
O que é sinistro de veículo?
Sinistro é qualquer tipo de incidente que causa dano ou prejuízo ao seu carro, em que a seguradora precise ser acionada para solucionar o problema. Leia abaixo sobre os tipos de sinistro e como acionar o seu Seguro Auto.
Quais são os tipos de sinistro?
De acordo com o tamanho do estrago causado pelo incidente no seu carro, o Seguro Auto classifica se o sinistro é perda parcial ou perda total, para assim tomar as medidas cabíveis em cada caso.
É considerada a perda total quando após um acidente o veículo não tenha mais conserto ou se o gasto para consertar o seu carro seja superior a 75% do valor do veículo. A perda parcial é qualquer dano no veículo que ainda possa ser consertado e que o valor do reparo seja inferior a 75% do valor do carro.
>>> Leia mais sobre o assunto: Qual a diferença entre perda parcial e perda total do veículo?
Os sinistros são classificados em 3 categorias. São elas: pequena monta, média monta e grande monta.
Quais sinistros o seguro auto cobre?
No seu contrato – também conhecido como apólice – você vai encontrar a lista de sinistros que o seu seguro cobre de acordo com as coberturas que você contratou. Veja abaixo uma lista de incidentes mais comuns, que são cobertos pelo seguro auto:
Sinistros que o seguro cobre
Como agir em cada caso de sinistro?
Para ter uma resposta rápida e eficiente da seguradora, é preciso que você tome os seguintes cuidados em cada caso de sinistro:
Roubo ou Furto
Colisão
Incêndio
Enchente
Quebra de vidros, retrovisores e lanternas
Atendimento a Terceiros
Perguntas Frequentes Sobre Sinistro
Que tipos de eventos são considerados como sinistro?
O sinistro abrange várias situações, incluindo acidentes, roubo, vandalismo e desastres naturais.
Quanto tempo normalmente leva o processo de reivindicação de sinistro?
A duração varia dependendo de fatores como a complexidade do caso e a resposta das partes envolvidas. Geralmente, leva algumas semanas a alguns meses.
Posso escolher a oficina de reparação de minha preferência em caso de danos ao veículo?
Muitas apólices de seguro permitem que escolha uma oficina de reparação. No entanto, confirme os detalhes com a sua seguradora.
A reivindicar sinistro afetará o preço do seguro?
Apresentar uma reivindicação de sinistro pode potencialmente resultar num aumento do seu prémio de seguro na renovação. Consulte a sua seguradora para detalhes precisos.
E se eu discordar da avaliação da seguradora?
Se discordar da avaliação, tem o direito de recorrer. Forneça evidências adicionais para fundamentar o seu caso.
Existe um prazo para apresentar uma reivindicação de sinistro?
Sim, a maioria das apólices de seguro tem um prazo estipulado para a apresentação de reivindicações. É aconselhável iniciar o processo o mais rapidamente possível.
Como se proteger contra um sinistro?
Contratando um Seguro Auto que se adapte às suas necessidades e ao seu bolso. Na Compara, você tem acesso às melhores ofertas e seguradoras do mercado, o que torna mais fácil e rápido encontrar o seguro ideal.
O que é carro com sinistro?
Carro com sinistro é quando o veículo já sofreu algum evento, como uma colisão ou um roubo, e foi consertado ou recuperado. Esse evento fica registrado no documento do veículo e pode ser consultado antes da compra. Um carro sinistrado costuma ser até 30% mais barato do que um carro sem sinistro, pelo fato de não estar mais em perfeito estado.
Se você está procurando comprar um carro com sinistro no documento, precisa ficar atento ao fato de que, apesar do preço do veículo sinistrado ser mais em conta, a maioria das seguradoras não faz seguro para carro recuperado de colisão. E quando cobre, não cobre 100% do valor. Portanto, avalie bem a sua decisão.
Conclusão
Lidar com um sinistro pode parecer intimidante, mas munido das informações corretas e uma compreensão clara do processo, pode navegar com confiança pelas complexidades das reivindicações de seguro.
Lembre-se de reportar o incidente prontamente, documentar os danos minuciosamente e seguir os passos delineados pela sua seguradora. Ao fazê-lo, garantirá uma experiência mais tranquila.
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