A temporada de férias é a mais esperada pela família, ainda mais quando é o único momento de descanso ao longo do ano. Porém, uma das preocupações de quem tem filhos pequenos que influencia no planejamento é como viajar com bebê no avião.
Se você está organizando a primeira viagem de avião com bebê e não sabe por onde começar, mantenha a calma! Com as seis dicas da ComparaOnline, o trajeto se torna mais confortável e seguro, tornando a experiência positiva não apenas para a criança, mas para todos os familiares.
É possível viajar com o bebê no avião?
Antes de saber como viajar com bebê no avião, a maioria das pessoas também tem dúvidas se o bebê pode viajar de avião. No geral, grande parte das companhias aéreas permite o embarque a partir de uma semana de vida, mas existem diferenças entre cada uma delas:
- Gol: permite um bebê de colo (de até dois anos) para cada passageiro. Em caso de gêmeos, é preciso que haja dois adultos pagantes;
- Latam: até dois anos, o bebê deve ir no colo. Acima dessa idade, a criança viaja em um assento próprio e precisa de uma passagem adicional;
- Azul: entre 0 a 2 anos, o bebê também pode ir no colo de um dos seus pais. Nesse caso, o adulto deve ser o responsável legal pela criança.
Cada responsável, junto com o pediatra, pode decidir o melhor momento para a viagem, principalmente em casos de doenças e cuidados especiais. Alguns médicos, inclusive, recomendam que os pais aguardem até os dois primeiros meses para voar com a criança pela primeira vez, respeitando o período de vacinação para elevar a imunidade.
Quanto custa a passagem do bebê?
Durante o planejamento das viagens para fazer com bebê, é preciso estar atento aos preços das bagagens e das passagens. Em voos nacionais, bebês de até dois anos incompletos podem embarcar sem pagar. Também é gratuito o despacho de uma cadeirinha, carrinho ou bebê-conforto.
A viagem internacional com bebê possui um pequeno custo. Os pequenos com a mesma idade mencionada no voo doméstico pagam somente 10% do valor da tarifa do adulto. Acima dessa idade e até 12 anos incompletos, o desconto é de até 15% do valor integral.
6 dicas para segurança do bebê no voo
Para esclarecer sua dúvida sobre como viajar com bebê no avião, a Compara separou seis cuidados essenciais que fazem toda a diferença. Isso porque, além da companhia aérea, pais e mães também devem tomar as devidas precauções para assegurar o bem-estar da criança durante o voo.
Escolha os assentos com antecedência
Antes de viajar, escolha os assentos que ficam na primeira fileira, pois eles são mais espaçosos e podem acomodar a cadeirinha. Voos noturnos também podem ser uma opção mais tranquila, já que o silêncio costuma ser predominante, e o bebê dormirá pela maior parte do tempo, assim como faria em casa.
Atente-se ao pouso
A diferença de pressão durante o pouso pode causar dor de ouvido nas crianças e até em alguns adultos. Para evitar o problema, uma das dicas para viajar com bebê é lavar o nariz dele com soro fisiológico no mesmo dia da viagem. Isso elimina secreções que poderiam migrar para o ouvido e intensificar a dor. Outra opção é, na hora do pouso, amamentá-lo ou dar a chupeta, o que diminui o desconforto.
Evite viagens enquanto a imunidade está baixa
Evite viajar com seu bebê se ele estiver doente, ainda que possa ser apenas uma gripe e mesmo que você tenha um seguro viagem. Durante o voo, até mesmo um resfriado pode se agravar e causar riscos que podem ser evitados com planejamento prévio.
Separe os documentos obrigatórios
Ao pensar em como viajar com bebê no avião, outra dúvida pode ter surgido, desta vez quanto à documentação. É necessário apresentar um documento que comprove o grau de parentesco, como certidão de nascimento ou RG originais ou autenticados, ou o passaporte válido.
Caso não seja possível comprovar, é preciso ter uma autorização por escritura pública ou de cunho particular, reconhecida em cartório e expressamente autorizada pela mãe, pai ou responsável legal.
Leve somente o necessário
Carregue apenas os remédios indispensáveis na bagagem de mão e tenha sempre os receituários médicos. As demais medicações devem ser despachadas com as malas. Não esqueça de ter sempre à mão itens básicos, como mamadeiras, chupeta, papinhas e brinquedos para distrair a criança durante o voo.
Contrate um seguro viagem
Faça um bom seguro viagem antes de viajar para ter assistência especializada caso seja necessária uma consulta médica. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, as consultas podem ter um custo alto, que pode ser evitado com o uso da rede conveniada da seguradora contratada.
Tenha mais segurança com a ComparaOnline!
Agora que você já sabe como viajar com bebê no avião, faça a contratação de um seguro viagem com a ComparaOnline! Aqui, você pode fazer uma cotação gratuita e encontrar as melhores opções para você e sua família, tendo férias mais seguras, tranquilas e com soluções para diversos imprevistos!
Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.
Ver ofertas