< Volver a Carros

Motor aspirado: como funciona e quais são suas vantagens

Os motores aspirados continuam sendo uma escolha sólida para muitos motoristas, oferecendo uma combinação única de durabilidade e simplicidade. Leia mais!

Escrito por Larissa Ferreira

Certamente, o motor é o principal componente do veículo. Sua função é transformar a energia térmica, produto da combustão, em energia mecânica. Entretanto, isso não significa que eles são todos iguais. Além de diversas arquiteturas e cilindradas, existem diferenças entre o motor aspirado e o motor turbo.

Os motores aspirados ainda possuem um grande público, mesmo com o avanço dos motores turbo. Neste artigo, vamos explorar o que é um motor aspirado, suas vantagens e desvantagens, e entender por que ele ainda é a escolha preferida de muitos motoristas apaixonados por desempenho e durabilidade.

Confira a seguir como funciona!

O que é motor aspirado?

O motor aspirado é aquele que funciona sem nenhum tipo de dispositivo auxiliar de aumento de potência, como compressor ou turbo. A captação de ar acontece de forma natural, apenas pela pressão atmosférica e o movimento dos pistões.

Nele, o ar é aspirado pelo movimento descendente do pistão. Com isso, cria-se no interior da câmara de combustão (cilindro) uma pressão inferior à pressão atmosférica.

Como funciona o motor aspirado?

Nesse tipo de motor, o acionamento das válvulas e a combustão necessária ao deslocamento do veículo depende, basicamente, da quantidade de ar e de combustível que ingressa no cilindro. A mistura de ar e combustível é então comprimida e queimada, gerando a explosão que movimenta o veículo.

O motor aspirado oferece ao condutor a progressão de desempenho contínua e a sensação de uniformidade na direção. No caso do motor turbo, o processo é um pouco diferente. Entenda melhor!

Diferenças entre motor aspirado e motor turbo

Como você viu, o motor aspirado suga o ar a partir do deslocamento do pistão. O motor turbo, por sua vez, utiliza os gases do escapamento para movimentar a turbina e aumentar a pressurização do sistema. No carro turbo, o ingresso de ar no motor ocorre tanto pela aspiração quanto pela turbina, já que o componente transforma os gases em pressão positiva.

Outra diferença diz respeito à potência. Devido à ampliação da eficiência volumétrica e ao aumento da admissão de ar (já comprimido pela turbina), o motor turbo é mais potente, ou seja, um carro que sai de fábrica turbinado é mais potente do que aquele de igual cilindrada com motor aspirado.

O motor turbo oferece ao motorista a sensação de uniformidade até o tempo de acionamento da turbina (“turbo lag”). A partir daí, será possível experimentar um ganho significativo de potência. Geralmente, carros que dispõem de alta tecnologia e controle eletrônico de pressão eliminam o “turbo lag”, o que proporciona progressão uniforme de desempenho.

Vantagens do motor aspirado

Apesar de o motor aspirado ter potência inferior ao turbinado, ele apresenta alguns benefícios. São eles:  

  • custo reduzido de produção e manutenção;
  • ocorrência menor de defeito;
  • possibilidade de acrescentar um pouco de potência sem grandes alterações (ampliação do sistema de escape e instalação de filtro esportivo);
  • rapidez de resposta durante o acionamento da sobrepotência;
  • maior durabilidade (com menos peças móveis e menos estresse nos componentes, esses motores geralmente apresentam uma vida útil mais longa);
  • som “limpo”.

Desvantagens do motor aspirado

Embora o motor aspirado seja o mais utilizado pelas montadoras, ele apresenta algumas desvantagens. Entre elas estão:

  • consumo de combustível maior em comparação ao motor turbo;
  • aumentos significativos de desempenho necessitam de preparação específica;
  • motores aspirados que receberam o kit turbo podem perder torque em baixas rotações e apresentar oscilação na marcha lenta.

Motor aspirado ou turbo: qual escolher?

Vale lembrar que escolher corretamente o motor é fundamental para garantir o custo-benefício e o desempenho desejado. Antes de adquirir um veículo, avalie com cautela suas necessidades, afinal, o motor é um dos fatores que determinam o valor do automóvel.

O motor aspirado é ideal para motoristas que buscam confiabilidade e uma condução mais clássica e linear. É uma ótima opção para carros de passeio ou esportivos que priorizam uma experiência de condução mais “natural” e uma longa vida útil do motor.

Além disso, o motor aspirado oferece uma experiência de direção mais controlada e confiável, especialmente para quem valoriza durabilidade e custos de manutenção reduzidos.

Já o motor turbo, por outro lado, é excelente para quem busca mais potência e eficiência em menor tamanho. Ideal para quem busca agilidade nas estradas e melhor rendimento.

A importância de um seguro automotivo

Agora você já sabe o que é o motor aspirado, como funciona e quais vantagens e desvantagens apresenta. Mas, independente do tipo de motor que escolher para o seu próximo carro, o mais importante é fazer um seguro automotivo para ele.

Apesar desse tipo de motor ser conhecido pela simplicidade mecânica e confiabilidade, ele ainda pode estar sujeito a imprevistos que vão além da resistência do próprio funcionamento. Um seguro oferece também proteção contra acidentes e colisões, roubo, furto, incêndio, alagamento e muito mais. Faça uma simulação gratuita e veja se encontra uma boa oferta para seu veículo agora mesmo!

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas