Os pneus são tão importantes para sua segurança quanto a mecânica, manutenção e o seguro do auto, por isso, merecem toda atenção. Observe que todo manual do automóvel traz as especificações dos pneus originais e também informa qual modelo e tamanho você poderá usar em caso de troca, já que existem diferenças na qualidade entre as marcas existentes no mercado.
Para o consumidor não ter mais dúvidas, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) instituiu através da portaria 544/12 que, a partir de abril de 2015, todos os pneus vendidos no Brasil terão que apresentar um selo classificatório quanto ao ruído e eficiência.
O selo em questão faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) que já faz a classificação dos automóveis e dos eletrodomésticos quanto à eficiência, desempenho e consumo com graduações que vão de A a G, sendo A a melhor pontuação e G onde há menos eficiência. No caso dos pneus, serão avaliados itens como a resistência ao rolamento e a aderência em pisos molhados, além do ruído externo com classificação em decibéis, com três ondas indicando o nível do ruído. Quanto mais ondas marcadas, maior será o ruído externo.
A resistência ao rolamento é a facilidade com que cada pneu rola no solo e é muito importante, pois tem influência direta sobre o consumo do combustível, e tudo o que você economiza pode ser usado para a renovação do seguro do automóvel. A aderência em pisos molhados mostra a capacidade de travagem que o pneu tem nessas condições. Quanto aos ruídos produzidos pelos pneus, se o interno for reduzido, a vantagem é uma viagem mais silenciosa. Já o ruído externo deve ser reduzido para evitar a poluição sonora no ambiente ao redor.
No Brasil, a fabricação de pneus deverá conter o selo de eficiência e ruído nos pneus radiais a partir do mês de outubro de 2016 e o mesmo é válido para os importados. Em abril de 2017 todos os fabricantes deverão ter os pneus em estoque já etiquetados, e até 2018 os pneus de revenda também devem ter selo de eficiência.
Os pneus duram em média até 70 mil quilômetros, por isso, é importante mantê-los sempre balanceados e alinhados, assim você evita ter que acionar o seguro de carro para fazer uma simples troca.