Os pneus são uma das partes mais importantes de um automóvel. Eles são os responsáveis por sua estabilidade durante todo o percurso. Além disso, quando usados corretamente, evitam acidentes e o acionamento do seguro do auto. Mas você sabia que o rodízio de pneus ajuda na economia?
O rodízio, na verdade, é uma medida simples que tem tudo a ver com economia de combustível. Além disso, o rodízio de pneus também ajuda em sua conservação e na suspensão do veículo. Dirigir com os pneus bem calibrados e em bom estado chega a reduzir em até 20% o consumo de gasolina, por exemplo. Imagina o quanto isso significa ao fim de um ano de uso?
Ao lado de calibragem correta e revisões da suspensão com regularidade, o rodízio de pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros, em média. O seu maior objetivo é equilibrar o desgaste entre cada um dos quatro pneus, alterando suas posições de acordo com as recomendações de cada montadora. E não esqueça: se tiver dúvidas sobre a rede de lojas e oficinas credenciadas do seguro de carro para fazer o serviço, verifique a lista de sua região e se certifique de fazê-lo com qualidade e segurança.
O rodízio de pneus mais comum é feito em veículos com tração dianteira, que engloba maior parte da frota brasileira. Nesse caso, se alternam os pneus dianteiros com os traseiros, sem mudar os lados. Ou seja, o pneu dianteiro direito é trocado com o pneu traseiro direito. Mas a regra varia de acordo com o desenho de cada pneu e a tração de cada carro. Por isso o rodízio deve ser feito por empresas especializadas.
O rodízio de pneus serve para que todos eles sejam gastos de forma homogênea, tanto os dianteiros quanto os traseiros. Se eles ficam gastos ou desalinhados, aumenta o atrito com o solo, em vez de rodar com suavidade. E por isso o motor tem que trabalhar mais e o combustível tem o gasto maior. Em geral, os pneus dianteiros sofrem maior desgaste, por causa do peso do motor, tração, frenagem e movimentos em curvas.
E sempre que fizer o rodízio, não deixe de fazer também um alinhamento da suspensão e balanceamento de rodas. Todos eles ajudam na conservação dos pneus e estabilidade do veículo. E para qualquer imprevisto, tenha sempre o contato do seguro do automóvel em mãos!