O futuro já chegou há muito tempo e foi entrando devagar em sua vida sem que você percebesse. Do micro-ondas ao celular, do computador a todos os benefícios da internet, do GPS para te indicar o melhor caminho ao carro elétrico, que já circula pelas ruas do Brasil, são inúmeras as manifestações quase de ficção presentes em nossa rotina.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE – daqui a dez anos a venda de automóveis elétricos chegará a 30%, incluindo modelos híbridos ou à bateria. O mercado automobilístico precisa ir se adaptando a essa nova realidade em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito ao seguro de carro e suas coberturas.
Entre as montadoras que oferecem a novidade estão a Ford, Nissan, Mercedez-Benz, Renault, Fiat e Mitsubishi. A BMW está lançando oficialmente no Brasil o I3, modelo elétrico carregado na tomada, que promete ser referência em mobilidade e eficiência na cidade.
São Paulo já conta com um posto de recarga rápida, instalado pela Universidade de São Paulo – USP. Em 30 minutos o motorista carrega a bateria e anda o dia inteiro. A prefeitura da cidade, em parceira com uma montadora, também colocou em circulação táxis que ficam no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, sem diferença na tarifa.
Por enquanto, além do preço do carro elétrico ainda ser muito alto, podendo chegar a R$ 200 mil, as questões relacionadas ao seguro do auto também deixam dúvidas quanto aos benefícios de sua aquisição. Isso porque, apesar de ter manutenção simples, o carro requer reparos com trabalhos especializados, o que pode deixar o prêmio mais caro.
Mas então, quais são as vantagens de ter um carro elétrico?
1. O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
2. O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
3. O desempenho é semelhante a um carro popular, podendo chegar a 160 km/h;
4. Não consome energia enquanto está parado;
5. É 40% mais econômico do que os outros carros;
6. Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.
Deixando de lado a desvantagem do peso da bateria (500 Kg) e as dúvidas relacionadas às apólices do seguro do automóvel, o carro elétrico se mostra com um futuro promissor, contribuindo para a preservação do meio ambiente e gerando novas possibilidades de empreendimentos.