Quem é cuidadoso sabe: a direção consciente, o seguro do auto e a manutenção do veículo são itens essenciais para a tranquilidade do motorista. E um dos processos mais importantes da boa manutenção é o alinhamento, que inclui um reparo conhecido como “geometria”.
“Geometria da suspensão e direção” é uma expressão que parece complicada, mas consiste apenas no alinhamento da suspensão dianteira dos automóveis, que pode se desregular por vários fatores, como acidentes, excesso de buracos e desgaste dos pneus. Durante o procedimento, também são alinhadas as barras de direção.
A geometria é indicada nos seguintes casos:
1. No caso de um acidente ou colisão forte com um obstáculo ou buraco;
2. Após a troca de pneus, ou se os mesmos apresentarem um grande desgaste;
3. Se você notar que o veículo está instável ou “puxando” para um dos lados;
4. A cada 7 mil quilômetros rodados, ou nas manutenções indicadas pelo fabricante do seu carro;
5. Quando forem trocadas peças da direção ou suspensão.
Quando o carro está desalinhado e precisando passar pela geometria, é comum que os pneus dianteiros se desgastem de forma desigual, por exemplo, mais do lado interno ou externo. Se você notar esse problema, leve o carro a uma oficina o quanto antes.
Se o problema não for corrigido, além do desgaste dos pneus, o veículo vai consumir mais combustível, ficar mais “pesado” e instável, sobretudo durante curvas, aumentando o risco de acidentes.
Carros com suspensão rebaixada, a ar ou com molas tipo rosca apresentam ângulos não-especificados pela montadora em sua geometria, fato observado no processo de alinhamento.
Durante a geometria, os ângulos entre os pneus e o carro, entre os pneus e a carroceria, as colunas de suspensão e os componentes da direção são avaliados e, caso estejam fora do eixo, corrigidos em um equipamento apropriado. É por isso que o procedimento só pode ser feito em oficinas, por profissionais capacitados.
Sempre que você fizer alguma alteração na suspensão do seu carro, também vale a pena incluir a geometria no check-up. Continue a cuidar de sua segurança pesquisando seu seguro de carro no site do Compara. Faça uma cotação gratuita de seguro de acordo com o modelo, ano e características do veículo.