O crédito consignado é uma opção ágil e econômica para quem busca dinheiro a juros mais baixos a fim de quitar dívidas maiores, como as do cartão de crédito. Como as parcelas deste tipo de empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento, a instituição financeira cobra juros menores.
Além disso, a facilidade em conseguir dinheiro para quitar dívidas com juros maiores, como as de cartão de crédito, por exemplo, ou para despesas imprevistas, transformou o crédito consignado em um aliado de quem está com orçamento apertado.
Apesar dessas vantagens, vale a pena conferir algumas dicas da Serasa Experian para aproveitar ao máximo esse dinheiro e evitar cair em tentações.
Planejamento
Antes de solicitar um crédito consignado, pesquise as taxas aplicadas pelas diferentes instituições e, se possível, use o relacionamento que já possui em algum banco para conseguir descontos.
Faça um levantamento de todas as contas para saber o quanto pode comprometer da renda mensal, o que geralmente gira em torno de 25% do salário, no máximo. Lembre-se de que as parcelas serão descontadas na folha de pagamento, por isso planeje o orçamento mensal, evitando que a diminuição periódica do que recebe se transforme em mais aperto.
Escolha as contas que vai pagar
Faturas de cartão de crédito em atraso e o cheque especial costumam ser as dívidas mais altas e difíceis de pagar, por isso vale a pena usar o consignado para acabar com elas. Evite usar o crédito consignado para fazer novas compras, pois isto serve apenas para aumentar o endividamento.
Se receber algum dinheiro extra, como férias e 13º salário, aproveite para escapar dos juros e das próximas parcelas quitando o empréstimo o quanto antes.
Crédito para aposentados
O crédito consignado também pode ser conseguido com facilidade pelos aposentados e pensionistas que recebem do INSS. Antes de efetuar uma transação dessas, verifique se a instituição está autorizada pelo INSS a fazer esse tipo de transação. A taxa de abertura de crédito não pode ser cobrada dos assegurados.
Da mesma forma que acontece com o assalariado, o desconto é feito diretamente do beneficio dos assegurados, por isso é preciso ter cuidado ao fechar negócio para não comprometer o orçamento doméstico.
Por fim, tome cuidado ao emprestar seu nome a terceiros, pois em caso de inadimplência, seu crédito será comprometido. Com um bom planejamento e economias, suas dívidas podem ser quitadas com ou sem o crédito consignado.