Uma parte dos pequenos negócios do Brasil não aceita cartão de crédito como forma de pagamento. Entretanto, já há projetos para incentivar esse tipo de operação, devido às suas vantagens. Em grandes eventos de porte internacional, por exemplo, é importante que mesmo as pequenas empresas estejam aptas a receber turistas estrangeiros e proporcionar mais comodidade. Eventos como Copa do Mundo fazem com que o uso dos cartões cresça largamente e é, em grande parte, o que de mais representativo existe em termos de lucros empresariais. Sem contar que impossibilitando o uso de cartão, muitas vezes o cliente pode desistir de sua compra.
Entre as principais vantagens do cartão de crédito estão a agilidade e possibilidade de compras a prazo para os clientes. Além disso, oferece a autonomia de escolha entre pagamentos parcelados, crédito à vista ou débito. Em alguns estabelecimentos, os pagamentos em máquinas sem fio ainda oferecem a comodidade de serem levadas até o cliente. Negócios como restaurantes fazem com que os clientes não precisem se levantar para pagar. Serviços de delivery, taxistas e vendedores autônomos também desfrutam de vantagens com essa prática.
Outra vantagem é a possibilidade de pagamentos de diversas bandeiras com o uso de apenas uma máquina. Pequenos empresários ainda podem fazer comércio online e habilitar essa opção. Diferente dos cheques, os pagamentos por cartão de crédito eliminam de vez os riscos de inadimplência, já que mesmo que o cliente não pague a sua fatura, a instituição financeira garante a quitação do débito. Para completar, amplia as possibilidades de agregar pequenos negócios dentro de outra transação, como recarga de celulares, por exemplo.
O cartão de crédito é o principal meio de pagamento de turistas nacionais e estrangeiros, que serão um grande foco do comércio até 2016, pelo menos. As vantagens de oferecer esse meio de pagamento são muitas, tanto para os pequenos empresários, quanto para os clientes. Do lado do empresário, ele abre um leque muito maior para o seu negócio decolar. Do lado do cliente, há muito mais comodidade e segurança na hora de pagar pelos serviços que lhes foram oferecidos. E para que todo o processo seja feito com segurança, o ideal é adquirir um seguro. Compara conta com o mais completo acervo de empresas de seguros, ideal para fazer pesquisas e escolher o melhor plano para cada perfil de cliente.