Na medida em que a quantidade de usuários de cartão de crédito aumenta, também cresce o número de fraudes envolvendo esta forma de pagamento.
Para evitar problemas e dívidas envolvendo seu nome sem que você saiba, é preciso seguir algumas recomendações de segurança.
Guarde o cartão em local seguro
Ao receber o seu cartão de crédito, guarde-o em local seguro e faça o desbloqueio somente quando for usa-lo pela primeira vez. A assinatura pode ser importante, mas nem sempre os documentos do portador do cartão são checados na hora da compra.
Cuidado com a senha
Evite a tentação de usar datas de aniversário ou placas de carro, por exemplo, para compor a senha do cartão. Depois de escolher uma combinação difícil de números, guarde-os na memória e não no celular, nem no papel. Nunca informe sua senha a terceiros.
Compras e transações no caixa eletrônico
Procure usar os terminais de auto atendimento no horário comercial e jamais peça ou aceite ajuda de estranhos. Cadastre seu celular no serviço de SMS para receber uma mensagem cada vez que ele for utilizado. Na hora de pagar as compras, verifique se o valor que aparece na máquina está correto antes de digitar sua senha. Se o seu cartão de crédito cair no chão da loja e alguém pegá-lo para lhe devolver, verifique se ele é mesmo o seu.
Cuidados nas compras online
Mensagens suspeitas ou de remetentes desconhecidos podem servir para instalar programas maliciosos que roubam seus dados e os dados do cartão quando você realizar uma transação online. Lembre-se de que bancos e administradoras de cartões, órgãos do governo e serviços de proteção ao crédito jamais solicitam informações pessoais e senhas por e-mail.
Antes de realizar uma transação online, confirme o endereço do site no navegador e verifique se a imagem de um cadeado fechado aparece ou, se está escrito ‘https’ na URL, demonstrando que está em ambiente seguro. Tenha programas de proteção como anti-virus, anti-malware, firewal e anti-spam sempre atualizados.
Atitudes em caso de extravio, furto, roubo ou suspeita de fraude
Se estiver passando por qualquer destas situações, registre a ocorrência na delegacia mais próxima e informe o banco ou a administradora do seu cartão imediatamente, para precaver-se contra maiores problemas.