É cada vez mais comum lojas que criam cartões de crédito próprios, principalmente para fidelizar os seus clientes. Esses cartões personalizados se chamam “Private Label Cards” (do inglês, cartões de marca própria), traduzidos como “Cartões de Loja” no Brasil. A principal diferença entre os cartões Private Label e os Co-Branded é que o primeiro é emitido pelo varejista, enquanto o segundo, pelo banco.
O Private Label é feito para compras em uma loja específica, enquanto o Co-Branded não apresenta restrições. O cartão de crédito Private Label oferece bons descontos, opções de maior parcelamento e ofertas exclusivas, enquanto o Co-Branded pode incluir benefícios no próprio banco, como programas de milhas e pontos.
Entre os principais benefícios do cartão de crédito Private Label estão os descontos que oferecem para a sua loja, o parcelamento (que pode ser feito com ou sem juros), tratamento preferencial, possibilidade de saques em dinheiro na loja, programa de pontos para trocar por produtos e descontos da loja e a aquisição sem a necessidade de comprovante de renda.
Mas alguns cuidados são necessários ao adquirir esse tipo de cartão de crédito. Leia bem o contrato e pergunte ao funcionário tudo sobre às taxas de anuidade e juros. Muitas lojas oferecem anuidade gratuita apenas no primeiro ano, sem deixar claro casos de cartões adicionais e como passará a funcionar a partir do segundo ano. As taxas de juros cobradas costumam ser bem maiores do que a de bancos, caso você não pague a mensalidade. Mesmo com todo o atrativo de parcelar as compras, é importante atentar às taxas de juros, pois muitas vezes ficam embutidas nas “parcelas fixas” oferecidas pelo vendedor.
Também é importante não se deixar levar por esses atrativos e adquirir diversos cartões de loja. No geral, não compensa ter diversos cartões Private Label, pois fica mais fácil extrapolar o orçamento e se perder em dívidas. Entretanto, se você tem costume de fazer diversas compras em uma loja específica, esse tipo de cartão pode ser uma boa alternativa. O importante é levar em consideração cada perfil pessoal e ponderar se o cartão Private Label é mesmo vantajoso ou se seria apenas um gasto desnecessário a mais.