Há décadas, o turismo internacional no Brasil tem crescimento anual. E mesmo quando o real está desvalorizado em frente ao dólar e demais moedas, os gastos em países estrangeiros não diminuem. Mesmo em tempos de alta do dólar, preços de produtos dos Estados Unidos, México e Argentina, por exemplo, permanecem interessantes. Mas é necessário ter alguns cuidados para evitar transtornos e dores de cabeça com as compras no cartão de crédito.
O primeiro fator que deve receber atenção é quanto a liberação antecipada de compras em países estrangeiros feita pela central de relacionamento da empresa responsável pelo cartão. Geralmente, compras feitas em outros países são impedidas pela administradora, como forma de prevenção de fraudes. Ao esquecer de pedir a liberação antes da viagem, fica muito mais complicado ligar do exterior para o Brasil, tanto pelas taxas quanto pela perda de tempo.
Outra preocupação, cada vez maior nos dias de hoje, é sobre o dólar. Com tantas variações do dólar a cada dia, é importante lembrar que não importa o local de viagem, a moeda é sempre convertida para o dólar, e posteriormente para o real.
Vale lembrar também que a conversão feita pelo cartão de crédito acontece apenas no dia de pagamento da fatura mensal. Não importa o dia da compra feita no exterior ou na internet, a conversão é feita no dia de pagamento e, geralmente, de acordo com o dólar turismo, que é cerca de 5% mais alto do que o comercial. Também há instituições financeiras que utilizam suas próprias cotações, maiores do que a de turismo.
Outro detalhe importante para ter em mente na hora de usar o dólar quando ele está em alta é a cobrança de IOF. O Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado em cima do valor de cada compra, podendo aumentar consideravelmente o saldo final.
Em caso de viagem, a recomendação é não esperar para comprar dólar, já que a previsão é que a moeda suba ainda mais. E na hora de comprar estadia em hotéis ou passagens, a saída é ir em busca de um desconto. Há maneiras de desconto, por exemplo, para quem paga à vista.
E no caso de compras em sites internacionais, não há saída: como o valor é fechado apenas no dia de pagamento do cartão de crédito, as chances de um preço econômico sair bem mais caro são altas!