Contas chegando, impostos a pagar, fatura do cartão de crédito, material escolar… Organizar o orçamento mensal tem sido um desafio para muita gente.
Pensando nisso, selecionamos um passo a passo simples e prático para ajudar você a controlar seu orçamento e evitar dores de cabeça no fim do mês.
1. Tudo na ponta do lápis
Elabore uma tabela no papel ou planilha no computador (há vários programas e até o Google Docs pode ser de muita ajuda) onde seja possível preencher dados com as entradas e saídas de dinheiro previstas do mês.
2. Anote as entradas de dinheiro
Na primeira coluna, liste a renda de todos os moradores da casa, incluindo salários, aposentadorias e ganhos extras que já estejam confirmados. Some os dados desta coluna e terá como resultado a renda familiar, ou seja, o total de dinheiro disponível para o mês.
3. Liste as despesas fixas
Na segunda coluna, liste as despesas fixas mensais, ou seja: aluguel, contas de água e luz, fatura do cartão de crédito, condomínio, escola etc. Coloque as datas de vencimento de cada uma delas ao lado, pois isto ajuda a organizar os pagamentos e evitar despesas com multas e juros. Se essa for a primeira vez que você cria este tipo de planilha, poderá usar os gastos do mês anterior para criar uma previsão de despesas mensais.
4. Anote despesas extras e tenha uma reserva para imprevistos
Anote na tabela ou planilha o quanto pretende gastar com atividades extras como lazer, compra de presentes e cuidados pessoais durante o mês. Reserve também uma quantia para cobrir imprevistos, como manutenção do carro, problemas hidráulicos na casa e outras despesas imprevisíveis.
5. Some todas as despesas
Com uma calculadora ou usando a planilha de cálculos no computador, faça a soma de todas as despesas, tanto fixas quanto extras. Neste ponto, já é possível verificar qual o custo mensal para manter o orçamento em dia.
6. Feche a conta e analise os resultados
Diminua o total de despesas do total de ganhos obtidos. Se o resultado for positivo, se houver sobra de dinheiro, é um bom sinal de que o orçamento vai bem. Porém, se o resultado for negativo, ou seja, se no final das contas faltar dinheiro para cobrir todas as despesas, é preciso conversar com os familiares e decidir o que pode ser cortado do orçamento mensal, pelo menos até que as contas se equilibrem novamente.
Vale lembrar que o cartão de crédito é um grande aliado na hora do imprevisto, mas convém não abusar desta facilidade para os gastos do dia a dia, considerando as altas taxas do crédito vigentes no Brasil.