Atualmente, há uma diversidade imensa de carros, com modelos ideais para todos os gostos. Adquirir um modelo que não desvaloriza e não se tornam coisa do passado – em alguns casos, só crescem – pode ser uma boa opção de compra para não ter prejuízo numa possível revenda.
Por isso, é importante saber quais são os carros que menos desvalorizam no Brasil, itens que ajudam em sua desvalorização e como fatores como seguro do auto funcionam em meio a isso.
É normal que carros de modelos antigos sejam esquecidos quando uma nova versão chega ao mercado. O problema é que modelos novos chegam com cada vez mais frequência, deixando a desvalorização também mais comum.
Os dez modelos que menos desvalorizam no mercado brasileiro são:
1. Fiat Uno 1.3 Attactive;
2. Fiat Grand Siena 1.4;
3. Chevrolet Celta 1.0;
4. Honda CR-V 2.0;
5. Fiat Punto 1.4 Attactive;
6. Fiat Uno 1.0 Vivace;
7. Volkswagen Gol 1.0;
8. Honda City 1.6;
9. Volkswagen Jetta 2.0;
10. Fiat Strada 1.6.
A lista acima leva em consideração o preço de mercado, e não de tabela. O levantamento foi realizado pelas agências Autoinforme e Molicar.
Itens que ajudam a desvalorizar o auto
1. A blindagem faz com que os carros deteriorem mais rápido, o que acelera sua desvalorização. Nos vidros, por exemplo, é comum a formação de bolhas. Entretanto, modelos com seguro de carro não desvalorizam, já que o perfil do segurado e sua residência se tornam fatores mais importantes.
2. O estado de conservação, claro, é um item que pesa na desvalorização do automóvel. Mais do que sua idade real, quanto mais velho e não cuidado o veículo parecer, maior será a queda do preço.
3. A cor também é um fator que pode ajudar na desvalorização. A maioria dos motoristas preferem veículos de cores tradicionais, como preto, vermelho e prata. Modelos de cores como amarelo podem sofrer desvalorização. Há a crença de que carros de cores chamativas possuem seguro do automóvel mais barato, pela ideia de que ladrões os evitariam. Na prática, isso não é verdade.
4. Carros populares tendem a desvalorizar menos. Os modelos de carros mais caros vendem menos, por isso se desvalorizam com o tempo.
Com o cuidado constante para conservar bem o carro, mesmo um automóvel que não consta na lista pode sofrer menos desvalorização. No final das contas, é o seu cuidado no dia a dia que manterá o seu automóvel valorizado no mercado.