Aquele sonho de virar piloto pode ficar mais próximo! Confira nossas dicas para deixar o seu carro pronto para competir em um rali
O carro de rali é uma máquina espetacular. Pilotá-lo exige muita técnica e preparo. E também exige uma padronização com equipamentos que permitam uma segurança maior do piloto aliada a um bom desempenho.
Hoje, você vai descobrir como escolher apropriadamente um veículo para essa modalidade ou como deixar um carro comum preparado para esse tipo de competição.
Compare os preços antes de comprar um carro de rali
No Brasil, é muito difícil encontrar carros de rali que saiam da fábrica totalmente prontos e que tenham um valor acessível. Uma das opções mais vantajosas dos veículos off-road para essa modalidade é o Mitsubishi ASX RS.
A fabricante japonesa dá um desconto considerável ao comprador se ele disputar, em dois anos, sete provas da Mitsubishi Cup. Em vez de R$ 100 mil, o cliente paga R$ 75 mil e ainda recebe o carro emplacado para rodar normalmente pelas ruas.
As máquinas que saem customizadas de fábrica para o Mundial da categoria (WRC) tem um custo muito alto (cerca de US$ 2 milhões) e são todas importadas, o que eleva ainda mais o preço final.
Uma opção viável, e talvez a melhor delas, é transformar o veículo que está em sua garagem em um carro de rali.
Carro de rali versus outros modelos
O primeiro ponto a destacar para que uma transformação ocorra com sucesso são as diferenças que os carros de rali têm em relação aos carros comuns que vemos rodando pelas ruas todos os dias.
Em alguns modelos, como o imponente Mitsubishi L200 Triton ER, as mudanças são mínimas. Ele tem como base a L200 Triton Flex. São adicionados alguns itens de segurança no interior, que é inteiramente adaptado às regras das corridas, e poucos equipamentos para aumento de desempenho.
Outros modelos, como o Fiat Palio ou o Ford Fiesta, exigem mudanças maiores. Pneus, motor, direção, interior, suspensão, tudo é trocado para itens mais resistentes e potentes e, ao mesmo tempo, mais leves, feitos com material especial, como fibra de vidro.
Coloque a mão na massa
Vá atrás de uma equipe qualificada para fazer as modificações. Não deixe seu carro na mão de gente inexperiente. Pode ser um completo desastre! Escolha um modelo mais adaptável, como Ford Focus, VW Jetta e Honda Civic.
Para começar, reforce o interior e adapte-o para a corrida de rali. É necessário remover os bancos traseiros para aliviar peso. Use a soldagem para fixar a estrutura de proteção. Isso garante maior segurança.
Melhore o desempenho do motor. Em um rali, a segurança é fundamental bem como a aceleração e o torque para fornecer o máximo de energia em pouco tempo. Busque componentes de aumento de potência em lojas on-line, que oferecem os preços mais baixos.
É imprescindível também ter um bom conjunto de pneus para as mais variadas condições de tempo, colocar uma suspensão adequada para os diversos tipos de terreno de cada prova, instalar freios esportivos mais confiáveis, escapamentos e sistema de controle computadorizado de combustível.
O custo para modificação de um carro pode variar muito, dependendo do modelo-base, das peças escolhidas e da mão de obra. Só a parte de modificação pode ficar em torno de R$ 30 mil.
Lembre-se de treinar muito antes de qualquer nova experiência e pesquisar com afinco sobre o funcionamento, as exigências e novas dicas sobre carro de rali.
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