Dentre as peças mais importantes para o funcionamento do carro, podemos citar a bateria. Sem ela, o carro não anda. Ela tem a função de acumular e transmitir energia para o sistema elétrico do carro. Aposto que você já ficou sem bateria e, quando isso acontece, é preciso levar o carro a uma oficina especializada.
Não tem como prever quando a bateria vai acabar, não existe um indicador ou um tempo exato para isso. Por isso que é importante saber quanto tempo mais ou menos a bateria automotiva dura em média. É importante saber coisas o que você pode fazer para estender a sua duração, bem como realizar revisões no período indicado.
Além das revisões periódicas, ter um seguro de automóvel é importante para a tranquilidade do motorista, assim como fazer a manutenção periódica do veículo. Nesse texto, explicamos como funciona a bateria, quanto tempo ela dura em média e o que você pode fazer para ela durar mais. Confira abaixo:
Como funciona a bateria automotiva?
A bateria do carro é uma fonte acumulativa de energia, constituída por placas de chumbo e uma solução ácida (ácido sulfúrico) que são cuidadosamente alojados dentro de uma caixa plástica.
A bateria automotiva gera eletricidade para alimentar todos os componentes elétricos do carro, assim como dar a partida no veículo. Ao contrário das baterias comuns de uso doméstico, a do carro tem a capacidade de se auto-renovar. Entretanto, essa renovação não é infinita, chega a um ponto que ela não consegue mais se carregar e precisa ser trocada.
Qual a vida útil da bateria de carro?
A vida útil de uma bateria é de cerca de dois a três anos, mas pode cair pela metade se não forem tomados os devidos cuidados.
O que poucos motoristas sabem é que a bateria fornece energia para o sistema, mesmo com o carro desligado. Os acessórios eletrônicos como rádios, rastreadores, alarmes e a central de injeção são os maiores consumidores de energia da bateria. A central de injeção nunca desliga e possui a chamada corrente de stand by, que puxa energia, mesmo quando o veículo está desligado.
Por isso, mais a seguir, damos alguns conselhos para manter essa peça tão importante do veículo.
4 dicas para aumentar a vida útil da bateria do carro
Utilizando a bateria da maneira correta, você pode aumentar bastante a vida útil dela. Confira as dicas:
1 – Desconecte a bateria dos terminais se for viajar por muitos dias
Se for preciso deixar o carro parado por mais de 20 dias ou, se ele está sendo usado esporadicamente, a bateria pode descarregar precocemente e perder a vida útil. O rádio, alarme, rastreadores e outros componentes elétricos continuam consumindo uma corrente, mesmo quando o carro não está em movimento.
Por isso, se não houver alguém que possa fazer o motor funcionar durante o período que o carro não será utilizado, a melhor opção é desligar os terminais. Neste caso, quando um automóvel não for usado por mais de 20 ou 30 dias, o melhor é desligar o cabo do terminal positivo, evitando curto-circuito e preservando a bateria. Sempre que necessário, acione os serviços especializados oferecidos pelo seu seguro de veículo.
>>> Leia mais em: Vale a pena chamar o seguro por uma bateria arriada?
2 – Evite deixar componentes elétricos ligados
Nunca esqueça faróis, rádio ou luzes acesas. Essa dica é básica, que também não custa lembrar. Na hora de ligar o carro, não acione nenhum componente elétrico (como ar condicionado, rádio ou faróis) antes de dar a partida. Isso vale também para os carros com sistema de acendimento automático dos faróis.
Essa regra é importante porque o momento da partida consome bastante energia. Se for combinada com os faróis, que também “puxam” muita energia da bateria, esta pode não ter tempo de se recuperar, e você corre o risco de ter que chamar seu seguro auto para lhe socorrer no meio da estrada porque a bateria apresentou problemas.
É recomendado, também, desligar esses dispositivos antes de desligar o carro. Retire a parte destacável do rádio, pois o aparelho consome energia, mesmo que não esteja em funcionamento. Retirar a capa do rádio elimina o risco de você deixá-lo ligado.
3 – Confira a capacidade da bateria antes de instalar novos dispositivos elétricos
O alarme e o rádio, dependendo da maneira como foram instalados, podem consumir a energia da bateria em um único dia em que fiquem ligados com o veículo parado. Para evitar desperdícios deste tipo, verifique sempre a capacidade máxima da bateria e do alternador, antes de instalar acessórios novos.
Quanto maior for a potência do som ou a quantidade de acessórios instalados no veículo, maior deve ser a capacidade da bateria. Retirar a frente destacável do rádio também evita desperdício de energia.
4 – Use sempre baterias e cabos originais no seu carro
Para ter tranquilidade em passeios, viagens ou no dia a dia, é importante adquirir equipamentos e acessórios confiáveis. A bateria e os cabos auxiliares devem ser de procedência reconhecida e, caso tenha dúvidas, contate um mecânico credenciado pelo seguro do auto para checar todo o equipamento e prevenir dores de cabeça.
Contra qualquer eventualidade, é sempre bom estar protegido e poder contar com o seguro do automóvel. Faça uma cotação online e encontre o seguro auto mais adequado para o seu perfil.