Esta é outra duvida bastante recorrente na nossa central de atendimento e pensando que também pode ser sua trouxemos aqui a resposta. É bastante comum as situações em que a pessoa é vítima de uma batida mas precisa usar o próprio seguro do carro para consertá-lo e isto pode acontecer por vários motivos como a pessoa que bateu em você não ter seguro, fugir ou não assumir a culpa. Entenda como fazer nestes casos.
Quando posso cobrar a franquia do seguro de outra pessoa?
Você tem o direito e deve cobrar o valor pago à franquia sempre que não for o causador do acidente. O responsável pelo dano é quem deve arcar com a despesa da franquia e a seguradora irá quitar a diferença.
Como fazer esta cobrança?
Você deve entrar em contato com o responsável pelo acidente e apresentar a ele o valor da franquia. A melhor situação é quando o acordo e pagamento acontecem de forma pacífica, porém nem sempre se dá assim.
Caso não haja acordo e aceitação por parte do causador em pagar a franquia, você deverá buscar os seus direitos por meios legais, ou seja, entrar na justiça com um processo jurídico ou de Pequenas Causas.
Como não temos como prever como será a reação das pessoas, na ocasião da batida registre o máximo possível do ocorrido. Tire fotos de ambos os veículos, os danos causados, as placas, as condições da via, tudo o que consiga registrar o fato.
Qual é o melhor cenário?
Uma batida de carro nunca é boa mas são fatalidades que muitas vezes não podemos evitar. O melhor dos mundos é quando o causador do acidente possui um seguro que cubra danos contra terceiros pois neste caso nenhum dos dois terá que arcar com franquia ou qualquer outra despesa, isto porque acionando o próprio seguro não há cobrança de franquia para o conserto de terceiros.
Quando eu não posso cobrar a franquia?
Há 2 situações em que você não pode cobrar a franquia:
– Quando você não é vítima mas sim o causador do acidente. Neste caso você deverá custear todos os prejuízos tanto com o conserto do seu carro quanto para o de terceiros;
– Quando você aciona somente a cobertura contra terceiros. Porque nesta situação você não pagará franquia, logo não pode cobrar por um gasto que não teve.
Quando vale a pena pagar a franquia?
Independente de você ter causado acidente ou não apenas vale a pena acionar a sua seguradora e pagar a sua franquia caso o valor estimado de conserto do seu carro seja superior ao valor da franquia. Por exemplo:
Suponhamos que você bateu a traseira do seu carro dentro da sua garagem mas foi uma colisão leve e simples e o valor estimado para conserto foi de R$500,00. A sua franquia é de R$1.200,00.
Ou seja, nesta situação não faz o menor sentido acionar a seguradora e pagar mais do dobro do preço para o conserto. O mesmo vale para qualquer tipo de colisão. Antes de acionar o seu seguro faça uma estimativa do conserto para avaliar o que é mais vantajoso.
Além disso, uma vez que você aciona o seguro, além do valor pago você também perde uma classe do bônus. Entenda melhor como funciona o bônus do seguro aqui!
Gostou das nossas dicas? Então nos conte sobre o que mais quer ler e saber!