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Qual a diferença entre motor turbo e motor chipado?

Escrito por Pedro Da Silva

Você adora velocidade mas  seu carro não anda tanto quanto você quer. Então, você está pensa em turbinar o seu possante, ou será que só colocar um chip aumenta a potência? É melhor se informar sobre o que essa mudança acarreta antes de fazer coisa errada.

Primeiro lugar: prepare o bolso porque o seguro do automóvel vai ser mais caro e se sua máquina não estiver legalizada você nem vai conseguir segurar. Qualquer alteração no motor requer autorização  do Departamento Nacional de Trânsito – Detran para circular. O carro precisa passar por uma vistoria, depois é encaminhado para uma oficina cadastrada no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade industrial – InMetro até conseguir autorização para circular. A modificação deverá constar na nova emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.

 

Qual é a diferença entre o motor turbo e o motor chipado?

O motor turbo tem um desempenho melhor do que os motores convencionais por causa do turbocompressor, um coletor que retira a energia que está saindo do escapamento e move o rotor do compressor, assim o ar atmosférico é aspirado e pressurizado para o motor. Com mais ar dentro da câmara de combustão, a potência aumenta.

Kits turbo vêm com coletor de escapamento e turbocompressor, como nos motores turbo originais de fábrica. O primeiro direciona os gases de combustão para dentro da turbina para girar o rotor da turbina em rotações altas; o segundo, pressiona o motor.

Os turbos mais novos têm Intercooler, peça que funciona como um radiador para diminuir a temperatura do ar, deixá-lo mais denso e mandar mais quantidade de massa de ar para o motor. Isso aumenta a potência e diminui o consumo de combustível.

Já o chip é um acessório que modifica os parâmetros da injeção eletrônica quanto às suas variáveis, podendo aumentar a potência do carro em quantas vezes você quiser e eleva o torque em baixas rotações. Como no veículo turbinado, se o carro chipado não estiver de acordo com as especificações do CRLV, o proprietário é multado por infração grave, perdendo cinco pontos na carteira de motorista e isso não é nada bom na hora de renovar o seguro do auto

O carro chipado que não é original de fábrica consome mais combustível e solta mais fumaça pelo escapamento. A vida útil do motor fica comprometida dificultando a revenda. É preciso sempre revisões mecânicas completas, troca de óleo e filtros na data recomendada no manual do carro. A instalação do chip é reversível, feita sem abertura do motor e de seus componentes.

Pense bem antes de turbinar ou chipar seu carro, principalmente quando for fazer o seguro de carro, porque o valor não deve ultrapassar  mais do que 10% do valor do veículo. Consulte Compara para obter as melhores cotações.