Quem tem um carro sabe o quanto é preciso estar atento a todos os aspectos que envolvem o seu bom funcionamento e desempenho. Além das despesas com toda documentação, manutenção e seguro do automóvel, é preciso verificar constantemente as condições do estepe, para não se aborrecer com imprevistos. O ideal e que o tamanho do estepe seja igual ao do pneu original, para não causar problemas como falta de estabilidade na direção e dificuldades ao frear.
Porém, usar um estepe de tamanho menor é uma prática comum, não só no Brasil, como em outros países. O uso é permitido desde que o manual do veículo especifique o limite de velocidade e de carga, relacionados ao estepe.
Um dos motivos para se fabricar o estepe menor é não comprometer o volume do porta-malas, já que, com um aro menor, o pneu ocupará menos espaço. Também está relacionado com a facilidade de negociar o veículo, na hora da compra ou venda. É importante lembrar que a forma correta de se usar o estepe é apenas para transportar o carro até o local do conserto, caso o proprietário não possua um seguro do auto que venha socorrê-lo. Deve-se, no entanto, respeitar a distância máxima que o veículo poderá andar, utilizando o estepe, de acordo com manual.
Especialistas em segurança veicular dizem que não há problemas que um estepe tenha a largura menor, desde que o perfil seja igual ao do original. Entende-se por perfil a altura do pneu, determinada pela combinação da roda com a borracha, dando o equilíbrio necessário.
Apesar de não causar avarias no automóvel, é preciso tomar cuidado ao rodar com o estepe, pois a estabilidade do carro pode ficar prejudicada. Por isso, é importante não ultrapassar a velocidade de 80km/h e fazer as curvas lentamente.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o estepe é um item obrigatório no veículo, mas não há informações a respeito do seu tamanho. Como essa prática vem sendo utilizada há alguns anos e já ocorreram várias reclamações, está em projeto, na Câmara dos Deputados, uma lei para regulamentar a obrigatoriedade das montadoras fornecerem o estepe na mesma dimensão das rodas originais.
Mas para garantir o melhor caminho é contratar um seguro automotivo que ofereça serviço de assistência e inclua a troca de pneu é uma maneira de não correr riscos. 😉