Qual a diferença entre perda parcial e perda total do veículo?
Saiba qual é a diferença entre perda parcial e perda total aqui.
Elisa Matos
02 de novembro 2021•3 min de leitura
Existem 2 tipos de danos ao veículo que são bem conhecidos: a perda parcial e a perda total. No entanto, são poucas as pessoas que sabem diferenciá-las e que conhecem os parâmetros que as seguradoras utilizam para efetuar a indenização em cada um destes casos. Saiba tudo sobre o tema aqui!
Para entender melhor sobre perda parcial e perda total do veículo, precisamos ter bem claro o significado de outra palavrinha bem utilizada pelas seguradoras, o sinistro.
O que é sinistro de um veículo?
O sinistro é qualquer tipo de incidente que causa dano ou prejuízo ao seu carro, em que a seguradora precise ser acionada para solucionar o problema. Após avaliar os danos, a seguradora os classifica como perda parcial ou total.
Quando a seguradora classifica o sinistro como Perda Parcial?
Quando após o acidente ainda é possível consertar o veículo e quando este valor é inferior a 75% do valor do carro. Neste caso, haverá indenização parcial, ou seja, o seguro irá pagar apenas aquela parte do valor do conserto que excede o valor da sua franquia.
O que é Franquia?
É um valor obrigatório que o seguro cobra para consertar o seu carro em caso de perda parcial. Ao contratar o seguro, você determina o valor que está disposto a pagar de franquia.Exemplo:
Segundo o Procon, você tem o direito de escolher onde quer consertar o seu carro, porém, é comum que algumas seguradoras coloquem no contrato que o conserto só deve ser feito nas oficinas credenciadas. Por isso, é sempre bom informar-se sobre o todos os detalhes do Seguro Auto antes de comprar. Na Compara você fica por dentro de tudo para fazer uma compra consciente.
E quando é que a seguradora define que meu sinistro foi de Perda Total?
Em duas situações:
Exemplo:
Preciso pagar franquia quando há perda total?
Não. Nesse caso você receberá uma indenização da seguradora que será o valor de mercado do seu carro de acordo com a tabela FIPE, ou seja, ela é obrigada a devolver o valor do seu carro sem que você tenha que pagar nada por isso. Mas lembre-se: para ser classificado como perda total o valor do conserto deve ser igual ou superior a 75% do valor do veículo.
Existe algum outro sinistro que eu não precise pagar franquia?
Sim. Você não paga a franquia quando aciona o seguro para consertar o carro de outra pessoa envolvida no sinistro. Mas fique atento: isso só é possível quando o valor do conserto não é superior ao que vem mencionado no seu contrato para este tipo de cobertura. Por isso é tão importante a escolha de um bom Seguro Auto.
Compare e contrate o Seguro Auto online
Para encontrar o seguro mais conveniente e com melhor preço, compare os preços e benefícios de cada seguradora usando nosso comparador. Trabalhamos com as maiores seguradoras do mercado, são mais de 10 opções, para você analisar e escolher. Você pode ver os seguros que oferecem franquia normal ou reduzida.
Além disso, pode comparar os valores para as coberturas de danos a terceiros, o alcance do guincho, e se possui carro reserva. São muitas possibilidades para você escolher o melhor seguro para o seu carro. Conte também com o auxílio da nossa equipe de corretores para orientá-lo a contratar a melhor cobertura para o seu dia a dia. Então porque você está perdendo tempo? Contrate seu seguro para perda parcial e perda total do veículo agora mesmo!
Continue lendo...
Simulador de Seguro Auto: como obter as melhores ofertas
A seguradora pode recusar fazer meu seguro de carro?
Seguro para carros modificados: personalização com proteção
Seguro carro blindado: como garantir sua proteção
Renovação de seguro com sinistro: saiba como renovar o seguro após um acidente
O que é seguro: um guia completo para compreender como funciona