Você sabe como funciona o cartão de crédito? Parece uma pergunta boba, mas a maioria dos usuários ainda têm várias dúvidas. O cartão de crédito é atualmente uma das principais formas de pagamento no Brasil e no mundo. Uma pesquisa feita recentemente pelo SPC Brasil mostrou que mais de 52 milhões de brasileiros são adeptos ao dinheiro de plástico, porém revela também que é alto o número de pessoas que não sabem informações básicas como o valor do limite do cartão e taxas do pagamento rotativo, por exemplo. Este post é para te responder, com detalhes, como funciona o cartão de crédito.
– O que fazer com uma cobrança indevida?
Para entender como funciona o cartão de crédito, você precisa conhecer em detalhes a sua fatura. Sempre que ela chegar a sua casa é importante analisar com atenção todos os valores lançados. Caso haja alguma cobrança indevida você deve entrar em contato com o SAC do cartão e solicitar explicações sobre a compra. Exija e guarde com você todos os protocolos de atendimento pois eles são o comprovante da sua solicitação.
– Quais são as tarifas que podem ser cobradas pelos cartões?
Você sabe quais são as tarifas que o emissor do cartão pode te cobrar? Para entender como funciona o cartão de crédito conheça as 5 tarifas que podem ser descontadas:
– anuidade;
– emissão de 2ª via do cartão;
– retirada em espécie na função saque;
– para pagamento de contas com o cartão;
– pedido de avaliação emergencial do limite do cartão.
Para entender melhor cada juro ou tarifa, clique aqui.
– Como são cobradas as compras internacionais?
Esta aí outra dúvida frequente de como funciona o cartão de crédito: quando viajamos para fora do Brasil. Todas as compras internacionais feitas com o cartão de crédito, seja por meio de sites ou em viagens, serão convertidas da moeda local para o dólar americano e cobradas em real. O valor da conversão do dólar americano para o real irá variar de acordo com o câmbio na data do fechamento da fatura ou vencimento do cartão e isto irá variar em cada operadora.
– As lojas podem determinar um valor mínimo para pagamento em cartão de crédito?
O estabelecimento não pode fixar um valor mínimo para compras com o cartão pois é considerado como prática abusiva pelo Procon. O que a loja pode é aceitar ou não o pagamento com crédito e/ou débito, mas não pode fazer nenhuma cobrança adicional pelo fato do pagamento com os cartões.
– Como funciona o cartão de crédito em casos de perda, roubo ou falsificação/clonagem?
Você deve entrar em contato imediatamente com o seu banco para bloquear o cartão e em seguida fazer um boletim de ocorrência com a descrição do fato ocorrido. Todas as compras que não foram feitas por você deverão ser canceladas.
– O que fazer quando recebo um cartão de crédito que não solicitei?
Ainda é uma prática comum pelas operadoras de cartões, embora seja proibido de acordo com o código de defesa do consumidor. Caso receba um cartão e não queira fazer uso dele basta que você o inutilize. Para se assegurar de não receber nenhuma cobrança, faça contato com o SAC da empresa e afirme a sua negativa pelo produto enviado e guarde o protocolo de atendimento.
Se você optar por ficar com o cartão, o lado bom é que a administradora não pode te cobrar anuidade sobre ele já que o envio sem solicitação configura uma amostra grátis do produto. Mas não deixe de conhecer como funciona o cartão de crédito em questão, os juros e outras taxas sobre a utilização para evitar uma surpresa desagradável.
– Posso usar meu cartão de crédito para fazer saques de dinheiro?
Sim, os cartões de crédito dão a opção de saque de dinheiro, mas saiba que além de uma tarifa há cobrança de juros.
– Quais são as informações obrigatórias que devem vir na minha fatura?
Cada administradora irá apresentar os dados de diferentes formas, mas não pode deixar de mostrar:
– o limite de crédito total e os limites individuais para cada tipo de operação;
– gastos realizados com o cartão por evento;
– valor em compras parceladas a vencer;
– identificação das operações de crédito contratadas e seus custos;
– valores relativos aos encargos e que devem vir apresentados de forma separada para que você conheça o custo individual de cada um;
– o valor dos encargos a serem cobrados no próximo mês caso você não faça o pagamento do valor total da fatura;
– o CET – Custo Efetivo Total para o próximo período sobre as operações de crédito que estão a sua disposição para serem contratadas.
– Como funciona o cartão de crédito se eu parcelar a minha compra? Vou pagar juros?
Se a loja onde você fez a compra oferecer a opção de parcelamento sem juros a resposta é não. Porém se a loja não apresentar a possibilidade de pagar em parcelas e mesmo assim você quiser parcelar a compra, o cartão de crédito te oferece essa opção mas irá te cobrar juros por isto.
– Quais são os tipos de cartões que existem?
Aqui relacionamos todos eles, com suas vantagens, desvantagens e outras informações.
A recomendação é que você procure conhecer o máximo possível sobre como funciona o cartão de crédito antes de adquiri-lo. Pesquise, compare e esgote as dúvidas para que você não seja surpreendido com informações e custos que não estava programado. Conte conosco para encontrar o cartão de crédito que melhor irá atender as suas necessidades.