Um estudo recente da Serasa Experian que visa mostrar a taxa de inadimplência no Brasil, revelou que 28,1% dos jovens entrevistados entre 18 e 25 anos, estão afogados em dívidas e essa porcentagem sobe para 29,9% na faixa etária de 26 e 30 anos.
E aí você deve se perguntar: mas como alguém tão jovem pode ter tantas dívidas? A resposta é simples: falta de experiência e de educação financeira. É justamente nesta idade que o jovem tem a necessidade de administrar sozinho o próprio dinheiro e nem todos foram ensinados a como fazer isto. Sem contar que é uma fase de descobertas: vida social, viagens, namoros, forte apelo das publicidades, a necessidade de mostrar um status que não é verdadeiro, a mensalidade alta da universidade… É muita coisa para administrar por quem até ontem tinha nos pais a sua fonte integral de sustento.
Por isso é tão importante ter noções básicas e até uma orientação financeira aprofundada nesta fase da vida que pode ditar como será o comportamento, hábitos de consumo e estabilidade dos próximos anos.
Aqui vão algumas dicas de educação financeira que podem te livrar do sufoco e garantir o seu futuro:
Como vimos no começo da matéria, o maior índice de inadimplência está entre os 18 e 30 anos, faixa etária para quem destinamos essas dicas. Seguindo cada um desses passos você terá 12 anos de aprendizado. É tempo suficiente para educar a sua forma de usar o dinheiro e garantir uma vida tranquila e longe do vermelho. Aproveite a juventude parar formar bons hábitos e viver feliz. Não podemos recuperar o tempo perdido mas podemos fazer um bom uso do tempo que ainda temos.