Se você tem um cartão de crédito, seja do tipo nacional ou internacional, provavelmente já recebeu a proposta de um seguro para seu cartão que garante cobertura em caso de perda, furto ou roubo. O seguro custa uma pequena taxa mensal, debitada automaticamente na própria fatura do seu cartão de crédito, e, muitas vezes, ela não passa de R$ 5,00.
Para obter os benefícios do seu seguro, você precisa informar à empresa que opera seu cartão de crédito que ele foi perdido, furtado ou roubado.
Algumas empresas de cartão de crédito se comprometem a não cobrar do dono do cartão compras e saques indevidos, feitos por criminosos, em até sete dias antes do aviso de sinistro. Assim, digamos que seu cartão foi roubado e você só pode comunicar o ocorrido na central de atendimento da sua operadora 7 dias depois. Caso seu cartão tenha sido usado nesse período, você não terá que arcar com o prejuízo.
Alguns seguros também cobrem saques e compras feitas sob coação, como é o caso dos chamados “sequestros relâmpago”, infelizmente, muito comuns no Brasil. Alguns seguros de cartão de crédito também garantem indenização em caso de invalidez ou morte acidental, decorrente de assalto.
Obter um seguro de cartão de crédito pode ser vantajoso, sobretudo, se você quer evitar tomar medidas judiciais para reaver o prejuízo no caso de um assalto. A lei brasileira protege o consumidor, e, no caso de um furto ou roubo, em que uma compra indevida tenha sido feita em seu nome, você não é obrigado a pagar, mesmo que não tenha seguro de cartão de crédito. Mas, as operadoras oferecem benefícios adicionais aos segurados, e você pode pesquisar sobre eles para saber se realmente vale a pena obter um seguro de cartão de crédito.
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