Bastante conhecida pela maioria dos motoristas brasileiros, a calota é um acessório de formato abaulado que cobre o centro externo das rodas dos automóveis, podendo ser fabricada em material metalizado, cromado, plástico, e aço. Basicamente tem função estética e é usada para dar um visual mais bonito no carro.
Muito apreciada no mundo automotivo, a calota é um elemento simples, mas que modifica o visual, deixa o veículo personalizado. Mas a calota não funciona só de adorno, além de dar um up no aspecto, a calota tem a função de proteger o aro da roda contra pequenos impactos e arranhões na hora de manobrar para estacionar.
Basicamente, há dois tipos de calotas disponíveis no mercado:
1. Aparafusadas: são encaixadas no conjunto através dos parafusos que sustentam a roda do automóvel. Esse tipo oferece mais segurança já que, para retirá-las, é necessário remover a roda do eixo.
2. De pressão ou clip: se encaixam por pressão e “travam” à frente do conjunto. Não deixam quase nada à mostra, mas são mais fáceis de roubar ou até mesmo cair. Por outro lado, têm um acabamento mais refinado.
Como calota é considerada um equipamento, deve estar relacionada na proposta de adesão do seguro do automóvel para fazer parte da cobertura no caso de um sinistro.
Detalhes como o tamanho do aro da roda e calotas abertas ou fechadas são fundamentais no momento de decidir pela compra.
1. Quando a calota é maior do que a roda, suas extremidades ficam em contato direto com a lateral do pneu, desgastando a borracha e podendo estourar, causando prejuízos e até acidentes.
2. No caso de serem muito fechadas, a ventilação do sistema de freios fica prejudicada, pois as pastilhas e a lona esquentam em excesso, diminuindo a capacidade de frenagem.
As calotas mais confiáveis são as que vêm de fábrica porque são fixadas pelos parafusos da própria roda, ou as que são compradas em concessionárias autorizadas. Há muitas marcas alternativas que não oferecem um bom sistema de encaixe e podem até deformar quando recebem muito calor. É bom lembrar que mesmo sendo originais devem ser mencionadas no seguro automotivo.
O modelo da calota deve combinar com o tipo de carro para dar mais efeito. Para os populares e esportivos, a raiada, com design vazado e raios do aro até o centro da peça é a mais comum. Carros clássicos pedem calota fechada, sem muitas variações no desenho. A Tuning é customizada e ousada, para carros personalizados. Para os esportivos vão bem aquelas com traços definidos e visual agressivo.
Após identificar o tipo de calota mais adequado para o seu uso – e orçamento – resta escolher o modelo de sua preferência. E, neste sentido, há de tudo no mercado. Raiadas, clássicas, modernas, retrô; com pouco investimento, seu carro terá o aspecto transformado em questão de minutos.
Para a limpeza, use o mesmo processo do carro. Mantenha sempre seu veículo em boas condições mecânicas, verifique os pneus, a documentação e o seguro do automóvel pra seguir tranquilo e desfrutar do seu veículo.