Para muita gente, a hora de colocar o combustível é seguir um verdadeiro ritual, dando sempre a mesma resposta quando o frentista pergunta qual o tipo de gasolina: comum, aditivada ou premium.
Como nem todo mundo sabe a diferença, não é raro o combustível ser o responsável por engasgos no motor quando resíduos se acumulam nas válvulas e demais componentes responsáveis pela injeção, fazendo o carro parar. Aí, o jeito é chamar a assistência do seguro auto para prestar socorro e agilizar o conserto.
O seguro automotivo não costuma ter valor alterado pelo tipo do combustível – exceções para carros a gás e a diesel – tampouco carros híbridos (com motores a gasolina e elétrico). Os carros flex, por exemplo, saem de fábrica habilitados para receber álcool, gasolina comum, aditivada ou premium. A diferença entre os tipos de gasolina, no entanto, está no efeito que ela tem no motor de acordo com a sua composição.
Quem sempre enche o tanque do carro com gasolina comum está mais sujeito aos detritos que se acumulam no motor e no sistema de combustão, pois, ela não contém nenhum tipo de aditivo de limpeza. A legislação brasileira prevê que esse tipo de gasolina tenha ainda 25% de etanol e não receba corantes.
A gasolina comum é a mais em conta nos postos e a preferida da maioria dos motoristas, mas apesar de os motores modernos terem sistemas de prevenção para limpeza, contratar um seguro de carro que tenha socorro 24h com vários pontos na sua cidade é essencial para não passar sufoco. Especialistas afirmam que o carro pode parar a qualquer momento por causa da sujeira acumulada nos bicos injetores – e que mesmo nos motores modernos, a gasolina aditivada é indispensável.
Esta, por sua vez, mantém limpos os bicos injetores, filtro e tubulações limpas, porque tem detergentes que evitam a formação de “gomas”, aumentando a vida do motor – o rendimento, entretanto, ao contrário da crença popular, não é influenciado pelo combustível especial. Para evitar ter de acionar o seguro do automóvel, porque ele não pega, outra saída é a gasolina premium, uma espécie de gasolina aditivada mais octanada, que tem menos impacto ambiental, já que emite uma quantidade menor de enxofre durante a combustão.
De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), entretanto, ainda esse ano estará nos postos uma gasolina ainda mais limpa, que promete reduzir em 94% a emissão de poluentes na atmosfera. Similar às vendidas em países como Estados Unidos, México e Canadá, ela também receberá selos de comum e premium e não interferirá no desempenho do carro.