Não adianta ter, é preciso tunar. Afinal, equipar o carro esportivo é dar personalidade à máquina, valorizar o modelo e reforçar o seu estilo. Mas, como há algumas modificações que podem prejudicar itens originais, é sempre bom saber o que cada peça é capaz de fazer pelo seu carro.
Além de incrementar o visual e a potência, não se esqueça também de fazer um seguro de carro que contemple a maior parte possível dos itens, para que você não saia no prejuízo em caso de algum problema. Confira as dicas sobre alguns acessórios comumente utilizados e que, com certeza, vão ajudá-lo a deixar seu carro exatamente do jeito que você sonha.
Cuidado com multas!
Primeiro, a dica mais importante: verifique quais as mudanças que são permitidas pela Resolução nº 292 do Contram, já que carros fora das especificações legais são passíveis de multa de R$127,54 e ainda cinco pontos da carteira de motorista. Há carros que já vêm modificados de fábrica, quando você escolhe ainda na concessionária os itens que personalizarão seu automóvel. Já os que são tunados posteriormente, nem sempre têm todos os itens cobertos pelo seguro do automóvel.
Por isso, ao contratar um seguro de veículo, preste bastante atenção ao especificar cada acessório. Do vidro do farol ao aerofólio, confira corretamente o tipo de cobertura que você está contratando e como será feita a reposição do item em caso de necessidade. E por falar em aerofólio, esse é um acessório que precisa de bastante atenção na hora da instalação.
Basicamente a sua função é diminuir a turbulência na traseira do veículo, já que a pressão que o ar, ao atravessá-lo, exerce sobre o eixo da roda traseira, faz com que o conjunto fique mais “colado” no chão. Quem quer velocidade, precisa também da estabilidade que vem da pressão do automóvel de encontro ao solo. Por isso, na hora da compra, verifique o modelo e a sua colocação, porque dependendo do ângulo, ele tanto pode dar mais velocidade como gerar mais arrasto.
Posso colocar um spolier?
A legislação permite que você coloque um spoiler, contanto que ele respeite as medidas do carro e não atrapalhe a visão do motorista. Como ele desvia o fluxo de ar, o spoiler funciona desestabilizando deliberadamente o carro e diminuindo a sustentação, já que o ar passa por apenas um dos lados. Podem ficar no alto, na frente, atrás ou na saia do veículo.
Para complementar o spoiler dianteiro, a saia entre-eixos joga o ar para a parte traseira do veículo. Como são acessórios que se complementam, a ideia é deixar o carro mais estável e rápido, mas isso só acontece mesmo nos modelos de corrida profissionais.
Em carros nacionais, entretanto, a mudança é mais estética – apesar de, em alguns casos, eles afetarem a estabilidade em curvas. Como o ideal é usar apenas peças originais fabricadas para o modelo do carro, a melhor coisa a fazer é consultar o seguro do auto antes de fazer qualquer modificação.