Saiba neste texto como consultar multas de trânsito de forma rápida!
Grande parte dos brasileiros não sabe como verificar multas e se não recebem a notificação postal, por exemplo, além de circularem em situação irregular, perdem o prazo para recorrer a infração.
Considerando esse problema, elaboramos este texto, elencando todos os passos necessários para consultar as infrações de trânsito para que você não perca os prazos para pagar, recorrer e transferir os pontos da CNH. Vamos nessa?
Como consultar multas de trânsito?
Para verificar multas de trânsito basta seguir os passos abaixo:
- reúna a documentação do seu automóvel;
- acesse o portal do DETRAN de sua região;
- procure pela página pelo serviço de Consulta de Infrações;
- preencha o formulário com os dados requisitados — geralmente, placa e RENAVAM do automóvel;
- existindo infrações, elas constarão no relatório gerado pela consulta.
Como pagar uma multa de trânsito?
Após consultar multas, o pagamento da infração é bastante simples. Caso você receba a notificação por meio do correio, bastará utilizar o código de barras presente nessa carta para quitar a multa, em um banco autorizado, descrito na própria notificação.
No entanto, se você não recebeu a notificação, deverá novamente acessar o portal do DETRAN de sua região, procurar pela aba de serviços e, posteriormente acessar a seção destinada à emissão da segunda via de multas.
Novamente, informa-se placa e RENAVAM, mas também a CNH, o CPF e o RG do proprietário. Com isso, será gerado um boleto apto ao pagamento, seguindo os moldes da situação acima.
Prazo para receber multa
Existe um prazo máximo de 30 dias — a partir da ocorrência — para garantir que o infrator seja notificado pelo DETRAN. Contudo, nem sempre os condutores mantêm um cadastro atualizado no Departamento de Trânsito e, com isso, acabam não sendo devidamente avisados sobre a infração.
Como recorrer multa
Para recorrer multa é fundamental que você esteja atento ao prazo. A partir da notificação descrita acima, o infrator terá outros 30 dias para contestar a multa, entrando com um recurso. Desse modo, caso você não tenha os dados atualizados no DETRAN e perca ambos os prazos, consequentemente, perderá a oportunidade de se defender.
Transferência de pontos CNH
Caso a infração tenha sido cometida por um amigo, conhecido ou familiar, uma das possibilidades de defesa está em transferir a penalidade ao real infrator. Isso poderá acontecer transferindo os pontos da multa a CNH do responsável.
Qual o limite de pontos da CNH?
Em um período de 12 meses, caso o condutor atinja 20 pontos ou mais, sofrerá com a suspensão de sua CNH.
Por fim, ressaltamos que, mesmo pagando a multa, ainda existirá a oportunidade de defesa, havendo, inclusive, a possibilidade de reembolso, caso a decisão judicial seja favorável a você.
Você gostou deste post detalhando a tarefa de verificar multa? Gostaria de conhecer mais informações sobre o tema? Então, não perca essa oportunidade, aproveitando a visita ao nosso blog para ler o artigo “Confira os novos valores das multas de trânsito mais comuns“!