Seguro para terceiros paga franquia? Vale a pena? Na hora de contratar um seguro auto é natural que a gente fique um pouco confuso sobre quais coberturas são mais vantajosas e quais vão apenas aumentar o preço do seguro. Entretanto, não há como fugir das coberturas básicas e do seguro para terceiros.
Mas você sabe como funciona e qual a importância do seguro para terceiros? Se você não sabe, fique tranquilo, pois desenvolvemos um artigo que explica para que serve a cobertura e como ela funciona. Confira abaixo o que é, a diferença entre ele e o DPVAT, se paga franquia e a importância de contratar um!
O que é seguro para terceiros?
O seguro para terceiros, também chamado de seguro de responsabilidade civil facultativa (RCF) garante que, caso você se envolva em uma batida ou em um acidente com vítimas e seja considerado culpado, o valor da indenização e gastos com cuidados médicos serão pagos pelo seu seguro auto.
De maneira resumida, o Seguro para Terceiros é um tipo de cobertura do seguro auto que oferece uma proteção caso você se cause um acidente envolvendo outros carros e até mesmo pessoas. A cobertura possui 3 categorias: danos materiais, danos corporais e danos morais.
Quer conhecer ainda mais sobre Seguro para Terceiros? Entenda como funciona o RCF-V, Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos e como usar.
Seguro para terceiros paga franquia?
Seguro para terceiros não paga franquia! E você sabe por que? Essa dúvida é bem recorrente no universo do seguro auto. Afinal, geralmente quando você se envolve num acidente, precisa acionar o seguro para pagar o conserto do seu carro. Mas fique tranquilo, porque isso não acontece quando você ocasiona danos a terceiros.
A franquia é um sistema de coparticipação obrigatória do seguro automotivo. Ao bater o carro e o mesmo ser danificado, o motorista paga a franquia e o seguro paga o restante do valor do conserto. O sistema de franquia foi criado para evitar que os motoristas se colocassem mais em risco sem necessidade. É basicamente, dividir as responsabilidades.
Num acidente que envolve terceiros, entende-se que você não quis causar um problema a outra pessoa, por isso, não existe a franquia. E o seguro poderá ser acionado e ativado para ajudar a cobrir danos causados a outras pessoas.
>>>Leia mais sobre Franquia do seguro auto.
Seguro DPVAT cobre terceiros? São a mesma coisa?
Ao comprar um automóvel, os motoristas brasileiros precisam obrigatoriamente pagar o DPVAT, ou seguro contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres. Conhecido como “seguro obrigatório”, ele é pago junto com a primeira parcela do IPVA.
Apesar de cobrir despesas em caso de morte e invalidez permanente de qualquer envolvido em acidente de trânsito, tem uma cobertura de apenas R$13,5 mil em caso de morte ou invalidez, e R$ 2,7 mil para custear despesas médicas. Já seguro contra terceiros têm cobertura mínima de 50 mil reais.
O DPVAT também não cobre danos morais e materiais, ao contrário do seguro para terceiros, que já prevê essas coberturas. Portanto, embora eles possuam uma finalidade parecida, o seguro contra terceiros é muito mais completo.
Por que vale a pena contratar o seguro para terceiros?
Como a cobertura do seguro obrigatório é reduzida, o ideal é que você contrate o seguro para terceiros na hora de fechar o seu seguro carro. Assim, é possível dirigir tranquilo, sabendo que, caso aconteça um atropelamento ou acidente com vítimas, é possível contar com o apoio financeiro da empresa de seguros.
Algumas vezes, os custos com indenizações e despesas médicas podem levar o motorista à falência com dívidas por toda a vida, e até envolver um processo legal. O seguro para terceiros cobre também batidas e acidentes que não envolvam vítimas causados por você.
Outra grande vantagem do seguro de responsabilidade civil, como já explicamos nesse post, é que você não precisa pagar pela franquia para acioná-lo. Você pagará pela franquia do seguro apenas se for usar o dinheiro para consertar o seu carro.
Como contratar o seguro para terceiros?
O seguro contra terceiros não faz parte da cobertura básica do seguro auto que protege contra colisão, roubo, furto e incêndio. Esta cobertura deve ser contratada à parte e como explicamos acima não pode ser deixada de lado. Quando estiver simulando seu seguro, acrescente a cobertura para terceiros ou a RCF-V.
>>> Quer saber mais sobre Quais são as coberturas básicas e opcionais de um seguro auto? Leia nosso post.
Para garantir o melhor preço na hora de contratar seu seguro de carro faça uma simulação na Compara com as principais seguradoras do país e escolha o melhor plano de acordo ao seu perfil.
Seguro Auto
Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.
Ver ofertasAinda tem dúvidas sobre Seguro para terceiros paga franquia? Manda um mensagem pra gente nas redes sociais! 😉 Facebook, Instagram ou Pinterest.