Perder ou ter o passaporte roubado durante uma viagem é dor de cabeça na certa. Mas há uma série de procedimentos que podem ser feitos para amenizar o problema. Por exemplo, o primeiro deles é fazer um boletim de ocorrência na polícia local. Em seguida, é preciso comparecer ao consulado ou embaixada mais próximo e solicitar um passaporte substituto – se não for possível registrar o boletim na polícia, também pode ser feita uma declaração de perda ou roubo no consulado. Mas, se a perda (ou roubo) acontece durante o fim de semana, é possível que a viagem tenha que durar mais alguns dias.
Em cidades que contam com embaixada e consulado, o ideal é procurar o serviço consular, pois eles são os profissionais mais aptos para resolver o problema. Para fazer o novo passaporte, será necessário desembolsar a quantia de aproximadamente U$ 160, valor calculado referente ao passaporte novo e taxas.
A grande desvantagem desse processo é que não há um serviço de urgência para esses casos no exterior e a validade do passaporte pode ser reduzida. E se a viagem é durante os meses de férias (julho, dezembro e janeiro) a espera pode ficar um pouco mais longa já que a emissão de passaporte costuma ser maior.
Uma forma de eliminar parte da dor de cabeça é com seguro viagem. Isso porque ele oferece assistência em casos de perda ou roubo de passaporte. Dependendo do plano contratado, o seguro viagem pode oferecer apenas orientação por telefone ou uma orientação mais completa, que pode até realizar empréstimos.
Já em casos de planos de seguro viagem com assistência completa, pode ser disponibilizado um empréstimo (especificado no contrato) para ajudar na taxa que deverá ser paga para o novo passaporte. Isso além da ajuda no valor das diárias da hospedagem, que provavelmente terão que ser estendidas.
Após voltar ao Brasil, basta pagar pelo empréstimo com as taxas que tiverem sido gastas pelo envio do dinheiro para território internacional. Em caso de remarcar a passagem de avião, os custos são de responsabilidade individual – geralmente, passagens de primeira classe ou classe executiva deixam o cliente isento de pagar multas de remarcação.