Esta semana, o mundo ficou em choque com a divulgação das imagens de um passageiro sendo retirado a força de um voo da United Airlines, por overbooking. Você sabe o que é overbooking e por que ele acontece? Te explicamos tudo o que você precisa saber neste post.
O que é overbooking?
Overbooking acontece quando uma empresa aérea vende mais passagens do que número de assentos que ela fornece. Essa é uma prática legal que acontece há muito tempo e é baseada em estatísticas de que sempre existe passageiros que compram a reserva, mas não comparecem ao embarque, seja porque perdeu a hora ou porque resolveu remarcar a viagem para outro dia.
Como a companhia aérea sabe efetivamente quantas pessoas vão embarcar? Após a realização do check in. Quando o check in é encerrado a cia faz um balanço de todos passageiro que pretendem embarcar. Caso o saldo seja superior ao número de assentos a empresa terá que negociar com os passageiros de forma cordial, jamais com uso de violência. Explicaremos como funciona abaixo.
A empresa aérea anunciou overbooking o que eu faço agora?
Calma, não se desespere! As companhias aéreas brasileiras tem uma políticas de incentivos para esses casos, fiscalizadas pela Anac, Agência Nacional de Aviação Civíl. Do que se trata isso? A cia deverá encontrar “voluntários” que aceitem trocar de voo em troca de compensações como: dinheiro, passagens extras, hospedagem e milhas. A negociação durará até que alguns passageiros aceitem. Quem aceitar deverá assinar um comprovante que está de acordo com a proposta. Porém, se ninguém estiver de acordo com a oferta a empresa deverá oferecer outras opções de reembolso, indenização e acomodação. A companhia que não seguir esse procedimento será penalizada pela Anac.
Passageiros que não estiverem de acordo com a negociação oferecida por overbooking podem procurar a Anac e fazer reclamação oficial. Outra opção é procurar órgãos de defesa do consumidor. A legislação brasileira prevê uma indenização financeira no valor mínimo de R$ 2.124 para voos internacionais e R$ 1.062 para voos domésticos se comprovado irregularidades.
Negocie com a companhia ela não quer te perder como cliente e muito menos manchar sua imagem. No atual caso da United Airlines a empresa já perdeu mais de 250 milhões de dólares e o presidente Oscar Muñoz teve que pedir desculpas em público pelo descaso com o cliente.
Fique atento! Segundo a Anac em casos de atraso ou cancelamento do voo você também tem direito a receber assistência da empresa aérea:
- mais de uma hora de atraso a empresa deve te oferecer alguma forma de comunicação seja internet ou telefone.
- Mais de duas horas de atraso você tem direito a um lanche ou um voucher de alimentação.
- Mais de quatro horas de atraso a cia aérea deve oferecer transporte até a sua casa e depois o seu retorno ao aeroporto. Caso você esteja longe da sua casa a empresa deverá subsidiar seu transporte e acomodação.
Agora que você já sabe tudo sobre seus direitos como passageiro, em caso de overbooking, não esqueça de fazer seu seguro viagem antes do embarque! O seguro viagem vai garantir sua segurança e tranquilidade no destino escolhido.
Boa viagem!