Está em busca do que fazer em Montevidéu? Confira nosso guia completo para desfrutar cada segundo na capital uruguaia.
Vale lembrar que antes de botar o pé na estrada é recomendado fazer um Seguro de Viagem Uruguai que tenha cobertura adequadas para o país de destino. Desse modo, você consegue garantir uma viagem mais segura e tranquila para você ou para sua família.
Mas, vamos deixar de enrolação e vamos começar apresentando os pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Confira agora quais são os 4 lugares turísticos mais imperdíveis de Montevidéu.
10 dicas do que fazer em Montevidéu
Vamos começar a lista com passeios mais tradicionais e depois sugestões imperdíveis. Pegue o papel e a caneta para anotar!
1. Cidade Velha
O que fazer em Montevidéu? A Cidade Velha é um ótimo ponto de partida. Aqui, você irá encontrar toda a nostalgia da antiga Montevidéu com construções de época charmosíssimas que contam a história da cidade. Na Cidade Velha você também encontrará galerias de antiguidades e uma grande oferta gastronômica.
Outra atração muito recomendada e considerada monumento cultural da Cidade Velha é o baar Fun Fun. Neste baar, (é assim mesmo que escreve, não é erro de digitação, risos) você pode degustar o famoso vinho artesanal Uvita, ele é de fabricação própria. Além disso, disfrute de shows de tango, candombe e a salsa uruguaia, que são o carro chefe do lugar.
O Fun Fun têm mais de 120 anos de história e diz a lenda que Carlos Gardel, um dos maiores representantes do tango, já frequentou o lugar. Então, definitivamente, não dá pra perder esse rolê.
2. Mercado do Porto
A segunda dica do que fazer em Montevidéu é conhecer o Mercado do Porto. Você pode almoçar aqui depois da sua caminhada pela Cidade Velha. Localizado a poucos metros do porto de Montevidéu e da Cidade Velha o mercado foi declarado Monumento Histórico Nacional.
As opiniões sobre o mercado são variadas: muito caro, bons preços, está cheio de turistas. Mas ninguém discorda de uma coisa: as carnes uruguaias preparadas na brasa.
O Mercado do Porto é um paraíso para os amantes da carne. Aqui é possível provar a famosa “parrilla uruguaia” com cortes diferenciados e degustar o chorizo uruguaio, linguiça típica local. Não tem lugar melhor para conhecer a culinária de uma cidade, do que um bom mercadão, né?
3. La Rambla
A terceira dica do que fazer em Montevidéu é caminhar pela orla, La Rambla. Os habitantes da cidade chamam as avenidas litorâneas de Ramblas. Mas, a mais conhecida é a que margeia o Rio da Prata. Cartão postal da cidade, essa Rambla é uma avenida beira-rio que possui mais 30km de comprimento.
A avenida parte do Porto da cidade e recorre alguns bairros: Cidade Velha, Bairro Sur, Parque Rodó, Punta Carretas, Pocitos, Buceo, Malvin, Punta Gorda e Carrasco.
As Ramblas são uma ótima opção para quem gosta de caminhar ou praticar exercícios ao ar livre. Aqui também se pode ver o pôr do sol mais bonito da cidade. Imperdível!
Os moradores de Montevidéu utilizam o calçadão da Rambla para praticar exercícios, sair com seus animais e curtir o visual para o Rio da Prata. Então, aproveite.
4. Avenida 18 de Julio
Agora que você já conhece muitas opções do que fazer em Montevidéu que tal conhecer a Avenida 18 de Julho? Considerada a principal artéria de Montevidéu aqui você pode vivenciar um pouco do dia a dia dos moradores locais e provar comidas típicas como o Chivito, sanduíche mais famoso da cidade.
Trata-se de um sanduíche feito com pão tostado na manteiga, presunto e fatias de carne. O prato típico nasceu no restaurante El Mejillón mas hoje pode ser encontrado em muitos lugares na 18 de Julho.
5. Museo Nacional de Artes Visuales
Se você gosta de cultura e passear pela história e pelas artes, o Museu Nacional de Artes Visuales de Montevidéu é o lugar certo para você. Além de colorido e bem bonito por fora, o museu possui um acervo incrível.
Ele foi construído em 1911, com o nome de “Museu de Belas Artes”, passou por muitas mudanças e hoje em dia, mais de 110 anos após a sua inauguração, tornou-se o museu de arte mais importante do Uruguai. No local, você pode encontrar obras de artistas uruguaios e muitas esculturas ao ar livre.
Atualmente, ele fica localizado no Parque Rodó em Montevidéu. E você pode aproveitar a visita para passear nas redondezas. O museu está aberto de terça a domingo, das 13h às 20h.
6. Plaza Independencia
A Plaza Independencia ou Praça da Independência é a praça mais famosa da cidade e não é a toa. No local, você pode encontrar diversas atrações conhecidas de Montevidéu.
Como a Puerta de la Ciudadela, um portal histórico da cidade; o mausoléu do General José Gervasio Artigas e uma estátua, também sua homenagem, de 17 metros de altura.
Ao redor da praça, você também pode encontrar, Museu da Casa do Governo e o Palácio Salvo. O local preserva a arquitetura espanhola e fica entre a Cidade Velha e o centro da cidade. Você não pode perder.
7. Teatro Solis
O Teatro Solis fica pertinho da Praça da Independência, a poucos metros. Então dá para conhecer esses dois pontos turísticos em um dia só. O teatro por si só é lindo, uma belíssima obra arquitetônica neoclássica, inaugurado em 1856.
O Teatro, hoje em dia, é o principal da cidade, abrigando os mais variados tipos de peças, musicais, orquestras e muito mais. Vale muito a pena conhecer suas instalações e, se você tiver um tempo, assistir a uma apresentação.
O teatro também oferece visitas guiadas, onde é possível contar com a presença de um guia para descobrir histórias e recantos do teatro mais antigo da cidade.
8. Tour nas Vinícolas
Você também é amante de um bom vinho? Então já deve saber que os vinhos Uruguaios são apreciados no mundo todo. Um passeio indispensável para quem ama vinho, é conhecer as vinícolas do país.
Existem muitas vinícolas em Montevidéu para conhecer, mas vamos destacar três das mais famosas: Bodega Souza, Pizzorno Family Estates e Bodegas Carrau. Essas são as opções mais procuradas pelos turistas.
As três marcas oferecem visitas guiadas com degustação de vinho, pelas plantações e instalações. É um passeio realmente muito agradável. E como as instalações costumam ficar um pouco mais afastadas, não se esqueça de providenciar o transfer.
9. Castillo Pittamiglio (Castelo do Alquimista)
Você já conheceu um castelo? Que tal ver um bem de pertinho? Em Montevidéu você pode! Tudo bem que não é um castelo da idade média, mas convenhamos, não deixa nada a desejar.
O Castillho Pittamiglio é uma construção do ano de 1911, que abriga um Centro cultural. Ele foi construído por Humberto Pittamiglio, alquimista e arquiteto uruguaio. O castelo é realmente deslumbrante, e oferece visitas guiadas todos os dias.
Ao ser visto da movimentada rua onde está localizado, em La Rambla, a construção parece pequena. Mas não se deixe enganar, ele possui mais de 1.600 metros quadrados construídos.
O local foi preparado para ser uma centro cultural multimídia, onde é possível explorar e descobrir um labirinto de salas e espaços, torres e um jardim. O castelo conta com espaços para exposições, uma galeria de arte, uma área de oficinas e loja temática. Legal, né?
10. Catedral Basílica da Imaculada Conceição, São Felipe e São Tiago de Montevidéu
Se você é turista de carteirinha, sabe muito bem que igrejas lindas fazem parte do pacote, né? Então, não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana de Montevidéu. Ela fica localizada bem no centro da Ciudad Vieja, na Plaza Constitución.
A visita vale muito a pena pela arquitetura única do local. O interior da igreja é bem decorado, rico em detalhes. A construção foi inaugurada em 1804. Lindíssima!
E não se esqueça de contratar o seu seguro viagem Uruguai! O seguro é importante para te amparar em casos de imprevistos durante uma viagem. Prestando atendimento confiável e rápido, 24 horas por dia, em português. 😉