Não é à toa que, quando ficamos mais velhos, chegamos na fase conhecida como melhor idade. Nesse momento, podemos colocar em prática antigos planos, além de realizar sonhos que anteriormente não foram possíveis. Por isso, é muito comum a busca por um intercâmbio na terceira idade.
Apesar de ser uma possibilidade muito realista, poucos idosos a conhecem. Por isso, a ComparaOnline preparou um conteúdo completo para que você possa se aventurar em outros países e aprender muito mais sobre outras culturas e idiomas. É só continuar a leitura!
Como funciona?
Um intercâmbio para idosos funciona de maneira parecida a qualquer outro. Os diferenciais estão nos detalhes, como no seguro viagem e na contratação de um plano com uma agência, pois é preciso ter um pouco mais de atenção.
Mesmo assim, as possibilidades são diversas, pois não existe um limite de idade para fazer intercâmbio. O ponto principal é apenas garantir a segurança do intercambista, não importa em qual fase de vida ele esteja.
Assim como existem programas específicos para adultos ou pessoas recém-formadas, também há opções para pessoas mais velhas. Normalmente conhecidos como intercâmbios +50, eles contam com condições especiais para o conforto durante a viagem.
Os exemplos mais comuns são os passeios pré-selecionados com a programação focada durante o dia. Além disso, as acomodações costumam ser de fácil acesso e o acompanhamento de guias pode ser melhor otimizado.
Contratando um intercâmbio para idosos
Se você gostou da ideia e quer fazer um intercâmbio na terceira idade, a hora é agora! Veja, a seguir, o passo a passo que a ComparaOnline preparou para te ajudar no processo de contratação. Lembre-se de que, em caso de dúvidas, é muito importante que você consulte um profissional da área.
1. Escolha o programa ideal
Como explicado anteriormente, existem diversos tipos de intercâmbio disponíveis. Por isso, o primeiro passo é escolher qual é o programa ideal para o seu objetivo durante a sua viagem.
O intercâmbio de idiomas e o intercâmbio cultural para idosos são as duas modalidades mais recomendadas. São duas das opções que podem englobar uma série de aprendizados, seja por meio do contato com uma nova língua ou conhecendo um novo país com a ajuda de um guia.
2. Compre as passagens
Para intercâmbios na terceira idade, a recomendação é sempre fazer a viagem com a assistência de uma agência especializada. Enquanto intercâmbios independentes ainda são uma possibilidade, é sempre bom garantir a segurança e o amparo que as instituições de viagem podem oferecer.
Além disso, a maioria das agências oferecem assistência não somente durante o intercâmbio, mas também antes e depois da viagem. Assim, o processo todo, desde a compra das passagens à aterrissagem, fica ainda mais simples e prático.
3. Contrate um seguro viagem
Este é um dos momentos mais importantes de todo o processo, pois, caso você tenha algum tipo de problema durante o passeio, o seguro viagem poderá oferecer o melhor tipo de assistência. Especialmente para idosos, esse serviço é essencial para garantir mais segurança.
Algumas agências já incluem o seguro viagem nos planos contratados. Você pode solicitar mais informações para o consultor que está te acompanhando. Caso não seja o caso da sua agência ou você prefira contratar outro serviço, uma alternativa é utilizar comparadores on-line para conhecer as opções disponíveis.
Nesse momento, também aconselhamos que você entre em contato com um consultor da corretora. Ele irá te ajudar a contratar o serviço mais adequado para as suas necessidades. Lembre-se de que o seguro viagem é obrigatório em diversos países!
4. Separe a documentação
Com todas as pesquisas e contratações necessárias feitas, é hora de separar os demais documentos. Se você optou por viajar ao lado de uma agência, ela poderá te ajudar a identificar quais papéis serão necessários (hoje em dia, muito pode ser feito digitalmente, também).
Já para viagens independentes, sempre consulte o site do consulado ou da embaixada do seu país de destino, para entender qual é a documentação necessária.
Cuidados fundamentais
É muito comum que pessoas da terceira idade façam tratamentos contínuos. Lembre-se de que, se você faz uso de medicamentos com prescrição médica, é preciso verificar quais são as exigências sanitárias do seu destino. Assim, você diminui a chance de ter problemas durante a imigração.
Além disso, muitos países têm longas filas para a emissão do visto. Assim que você decidir aonde ir, consulte informações sobre a retirada do documento, para evitar surpresas desagradáveis e correrias durante a preparação da viagem.
Se você precisar de assistência no aeroporto ou durante o voo, é possível verificar os serviços oferecidos pela sua companhia aérea. Não deixe de exigir o seu direito durante a viagem, pois pode ser um processo desgastante e cansativo.
Por fim, tenha sempre uma lista de contatos salva no celular, com números úteis e importantes durante a sua viagem. Lembre-se de que, para utilizar o seu celular em viagens internacionais, você deve ativar o roaming (com a ajuda da sua operadora) ou comprar um chip pré-pago no destino. Algumas indicações:
- familiares próximos;
- serviço de assistência da sua agência;
- serviço de assistência do seu seguro viagem;
- serviço de emergência local;
- polícia local.
Viaje a vida toda com a ComparaOnline!
Está pronto para o seu intercâmbio na terceira idade? Então, não perca tempo e tenha a melhor experiência com o seguro viagem do seu passeio com a ajuda da ComparaOnline! Conheça nosso comparador e aproveite.
Seguro Viagem
Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.
Ver ofertas