Poucas coisas são tão boas quanto tirar férias e viajar para novos lugares. Contudo, algo que assombra muitos viajantes é a possibilidade de se deparar com algum problema no aeroporto. Imprevistos são comuns, mas começar um passeio com o pé esquerdo ou estragar as boas memórias de uma viagem é bastante desagradável.
Pensando nisso, a ComparaOnline separou algumas das questões mais comuns que surgem quando estamos indo ou voltando de uma viagem de avião. Assim, você pode se preparar para caso tenha que enfrentar alguma delas. Um spoiler: na maioria dos casos, um seguro viagem poderá te ajudar!
Isso porque, enquanto você se diverte, o seguro viagem cuida do problema no aeroporto. Saiba mais sobre o tema com o conteúdo a seguir e esteja preparado!
Problemas relacionados à bagagem
Os problemas com bagagem são alguns dos mais comuns e que causam mais dor de cabeça aos viajantes. Afinal, todos os pertences que turistas costumam levar em uma viagem estarão nas malas, tornando-as extremamente necessárias.
Excesso de bagagem
As regras para despacho de bagagem mudam com certa frequência, o que pode causar confusão entre os passageiros. Por isso, é muito importante que você confira as exigências da sua companhia aérea em relação à bagagem já ao comprar a passagem de avião.
Normalmente, existe um limite de peso, tamanho e quantidade de itens despachados, que podem ser diferentes em cada voo. Alguns tipos de passagem não dão direito ao envio de malas para o bagageiro do avião, que é outro ponto de atenção.
Nesse sentido, de acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), todas as passagens devem incluir a bagagem de mão, transportada na própria cabine. No entanto, caso qualquer uma das suas malas ou itens passe dos limites impostos pela companhia aérea, a única solução é pagar a taxa extra.
Extravio de bagagem
Outro problema no aeroporto que estraga as férias de muitas pessoas é o extravio de bagagem. Isso acontece quando a companhia aérea perde os itens despachados por um passageiro. Nesses casos, é preciso entrar em contato com a companhia ainda no aeroporto ou, no máximo, 15 dias após o desembarque.
Para isso, é necessário mostrar o comprovante do despacho e adicionar um comunicado escrito sobre o extravio. Se a mala não for encontrada e devolvida (em até 30 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais), o passageiro deverá ser indenizado.
Se houver danos ao conteúdo da bagagem, o fato deve ser informado em até 7 dias à companhia aérea. Já em casos de furto, é necessário comunicar à empresa, mas também registrar ocorrência na polícia. Para resolver qualquer tipo de imprevisto com a bagagem, o ideal é sempre contar com um seguro internacional.
Cancelamento ou atraso de voo
Caso o seu voo seja cancelado ou esteja atrasado, você também tem direitos. Eles são progressivos de acordo com o tempo de espera para o embarque e decolagem da aeronave:
- 1 hora de espera: deve ser comunicado por telefone, Internet e outros meios;
- 2 horas de espera: a companhia deve oferecer alimentação, seja um lanche, uma bebida ou um voucher;
- 4 horas de espera: é necessário oferecer acomodação ou hospedagem, além do transporte — partindo do aeroporto até o local.
Já em casos de atraso de mais de 4 horas, pode-se solicitar o reembolso ou acomodação, além de todas as outras assistências citadas acima. Alguns planos de seguro viagem podem oferecer indenização no caso de cancelamento de voos, mas nem sempre está incluso. É importante verificar previamente.
No geral, os encargos ficam por conta da companhia aérea. Em cancelamentos, é possível pedir reembolso com a taxa de embarque inclusa ou remarcação do voo sem nenhum custo adicional para qualquer data e horário. Além disso, você pode optar por embarcar no voo seguinte de qualquer companhia, sem taxas adicionais.
Atraso para o check-in
É preciso ter cuidado com a hora do check-in no aeroporto, que pode ser feito em totens de autoatendimento, em dispositivos móveis ou no próprio balcão da companhia aérea. Ter atenção ao tempo é crucial, especialmente caso você precise despachar sua bagagem.
Por isso, sempre verifique o prazo máximo de check-in e planeje-se para chegar com antecedência ao local. Saber como chegar ao aeroporto, como funciona o estacionamento e onde ficam os pontos de check-in é uma boa maneira de economizar tempo.
Lembre-se que, em casos de atrasos, a companhia aérea pode recusar o embarque, gerando custos adicionais. E o período de check-in e de embarque são diferentes.
O seguro viagem te ajuda no caso de imprevistos
Ter um problema no aeroporto pode estragar as suas férias. Por isso, contar com um seguro viagem pode não só te ajudar a resolver um problema como também a evitar que seu passeio seja atrapalhado. Por isso, não deixe de conhecer os planos disponíveis para o seu destino aqui, na ComparaOnline. Tenha uma boa viagem!
Seguro Viagem
Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.
Ver ofertas