Está pensando em comprar ou vendar um carro um carro usado? Então, vai precisar de um laudo de vistoria veicular na hora de transferir a documentação. Entenda como funciona a vistoria veicular de transferência no estado de SP, quais documentos são exigidos e quanto custa.
A gente já falou aqui no blog sobre como transferir os documentos do carro e neste post vamos explicar como funciona a vistoria veicular que é exigida pelo Detran durante o processo.
O que é a Vistoria veicular
A vistoria veicular tem como objetivo avaliar as condições do veículo e combater adulterações como, por exemplo, peças clonadas e itens tunados que não estejam regulamentados.
A vistoria veicular de transferência deve ser solicitada pelo novo proprietário do carro em uma das empresas Credenciadas de Vistoria (EVC). Se você mora no estado de São Paulo pode acessar o link abaixo disponibilizado pelo Detran e buscar a empresa credenciadas mais perto da sua casa.
Empresas credenciadas pelo Detran de SP que realizam a vistoria
Após escolher a oficina, o próximo passo é agendar a vistoria veicular e levar os documentos abaixo:
Documentos necessários para a vistoria veicular
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículos (CRV).
- Carteira de Identidade do solicitante.
O que é verificado na vistoria veicular
- A autenticidade dos documentos do veículo CRV/ CRLV.
- Itens de segurança como: buzina, vidros, cintos de segurança, espelhos retrovisores, estepe, triângulo, chave de roda, macaco, extintor de incêndio, faróis e lanternas.
- A autenticidade de itens como: motor, chassi, etiquetas de identificação VIS, placas (dianteira e traseira) e lacração.
O laudo de vistoria emitido pelas empresas credenciadas é feito através de um sistema integrado com o Detran SP e conta com a biometria do perito responsável. E atento ao prazo, este laudo de transferência tem validade de 60 dias após sua emissão.
Quanto custa a vistoria veicular? O valor em São Paulo pode variar de R$100 a 180 reais. Mais um motivo para você Comparar!
Vistoria veicular de transferência versus Inspeção veicular
Como explicamos no início deste post, a vistoria é exigida para quem quer fazer a transferência de documentos do auto. Este procedimento verifica a autenticidade do do carro e também alguns itens de manutenção.
Já a inspeção veicular será obrigatória a todos os veículos, em território nacional, a partir dos 3 anos de uso até 2019. Esta inspeção deverá ser refeita a cada dois anos pelos Detrans de cada estado e sua aprovação será obrigatória para a obtenção do licenciamento.
A inspeção veicular foi criada para evitar acidentes pela falta de manutenção dos veículos e diminuir a emissão de poluentes.
E a transferência do seguro auto? Você sabe como funciona?
A transferência do seguro auto pode ser feita apenas se o condutor do veículo antigo e for o mesmo do novo carro.
Para transferir seu seguro de carro é necessário ter em mãos a nota fiscal do veículo novo e em seguida, entrar em contato com o seu corretor, que vai realizar a transferência. Vale lembrar, que pode haver alterações no valor final, já que o seguro auto é calculado de acordo com seu perfil e modelo do veículo.
Tem dúvidas? Leia nosso post!
Acho que estes posts também podem ser do seu interesse!
https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2017/01/tipos-de-vistorias-para-o-carro/
https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2015/11/como-vender-um-carro-com-dividas/