Um estudo feito recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, mostra que o Brasil já tem quase 52 milhões de usuários de Cartão de Crédito, onde 34% dos entrevistados desconhece o limite do seu cartão e 96% não tem ideia de quanto são as taxas de juros que pagam. É muita gente, né? Sendo assim, resolvemos esclarecer todos os juros que envolvem um cartão de crédito e outros procedimentos que costumam gerar dúvidas.
Primeiramente, vamos entender os Conceitos Básicos:
Depois de entender os conceitos básicos de um cartão de crédito, é preciso lembrar que ele é um prestador de serviço e como prestador de serviço ele cobra algumas tarifas:
Importante: Cada cartão tem uma anuidade diferente que corresponde aos benefícios oferecidos. Por isso é importante pesquisar vários bancos para comparar as tarifas de cada um deles e escolher a mais conveniente para você.
Além das tarifas, alguns procedimentos costumam cobrar juros que são conhecidos como IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito, Cambio e Seguros.
Existem 2 formas de calcular os juros do crédito rotativo:
Para saber qual das cobranças de juros o seu cartão utiliza você precisa entrar em contato com a central de atendimento do seu cartão.
Outras situações que implica na cobrança de juros:
Em outras palavras, o CET mostra na fatura a porcentagem total de encargos já mencionados neste post, que o cliente terá que pagar caso atrase ou financie algum pagamento.
Como puderam ver, pagar o valor total da fatura na data de vencimento é a melhor saída porque só por ter um cartão de crédito você já paga pela anuidade e pelas tarifas para uso do serviço. Ter um cartão de crédito é um benefício para quem quer evitar andar com dinheiro e para quem realmente tem total controle dos gastos mas ele pode se tornar uma bola de neve para quem não souber administrá-lo.