Mesmo com toda a popularidade dos bancos, guardar dinheiro em casa ainda é a alternativa de muitos brasileiros. E o principal motivo para optarem por guardar o seu dinheiro de maneira autônoma é a quantidade de taxas e tarifas que as instituições cobram frequentemente, além das reclamações constantes de quem utiliza o serviço.
As principais reclamações são sobre débitos não autorizados, cobranças indevidas na fatura do cartão de crédito com serviços que não foram contratados. A prática de não abrir uma conta bancária é mais comum, entretanto, entre os idosos e pessoas que não gostam de utilizar ferramentas tecnológicas em geral. Existem mais alguns prós e contras de abrir uma conta bancária. Veja quais são:
Motivos para ter uma conta bancária
As vantagens para abrir uma conta são numerosas. A diversidade de formas de pagamento é um dos principais atrativos, dando a possibilidade de pagar em débito, cartão de crédito ou cheque. Além disso, há opções para investir o dinheiro e vê-lo render, das mais conservadoras às mais arriscadas, como poupança, tesouro direto e ações.
Ter uma conta bancária também facilita contratar seguros de diversas modalidades e planos de previdência. Utilizar a conta bancária para pagamento de contas de condomínio, telefone, fatura do cartão de crédito, água, luz, dentre outras. Também ajuda a criar um melhor controle do orçamento. Mas para que as vantagens não se tornem desvantagens, é necessário sempre utilizar a conta com responsabilidade, com o máximo de cuidado para não gastar mais do que se tem, se endividar, fazer empréstimos e pagar juros.
Motivos para não ter uma conta bancária
As contas bancárias não são recomendadas para quem não consegue controlar o orçamento e tende a utilizar cartão de crédito e outros limites pré-aprovados de forma desordenada. Utilizar esses serviços sem bom senso acarreta numa grande quantia de juros para pagar. Com exceção desse grupo, as contas bancárias podem ser feitas por qualquer pessoa, independente da sua renda.
Para evitar ao máximo entrar em dívidas, é recomendado conhecer todas as taxas e tarifas cobradas por serviços, bem como para uso de cheque especial e empréstimos. Conhecendo as tarifas que podem ser cobradas, basta fazer um orçamento de acordo com a renda mensal para sempre gastar de forma sensata.