Existem várias formas de conseguir crédito para MEI e uma delas é através do Cartão BNDES. Você conhece essa opção? O cartão do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) é um modelo de cartão de crédito que ajuda a micros, pequenas e médias empresas a conseguirem diversas formas de crédito para impulsionar o seu negócio.
Dentre as possibilidades que o cartão fornece, destacam-se algumas opções como: financiar a compra de veículos, equipamentos e outros bens. Mas você sabe se o Microempreendedor Individual tem direito ao cartão BNDES? Sabe como funciona e como solicitar esse benefício? Vamos tirar essas e outras dúvidas, confira!
Encontre as melhores taxas de crédito usando nosso comparador. Veja empréstimo para negativo, consignado, empresarial e mais.
Ver ofertasMEI tem direito ao cartão BNDES?
O MEI (Microempreendedor Individual) é a pessoa que trabalha de maneira autônoma e se regulariza como um pequeno empresário. Para se legalizar dessa forma, ele deve ter um faturamento máximo de R$ 60.000,00 a cada ano e não participar de outra empresa, seja como sócio ou titular.
O sistema do MEI serve para tirar a burocracia do sistema para abrir uma empresa e ainda ajuda trabalhadores informais a se tornarem formais. E como um pequeno empréstimo formal, o cartão BNDES é um direito do MEI. Não apenas o cartão, como qualquer benefício que o CNPJ implica.
Como funciona o cartão BNDES
O cartão BNDES não pode ser solicitado por pessoas físicas já que seu objetivo é o incentivo de micros, pequenas ou médias empresas, que tenham sede no Brasil e um faturamento de até 90 milhões de reais por ano. O cartão BNDES funciona como um empréstimo para MEI.
O benefício é oferecido em forma de cartão para facilitar o uso dos recursos, através dele é possível investir e ampliar os seus negócios. Essa opção de crédito, possui taxas bem mais vantajosas do que os empréstimos oferecidos pelas outras instituições.
Leia mais sobre como funciona o cartão BNDES: Cartão BNDES para microempreendedores: Quem pode ter e como funciona
Como solicitar o cartão BNDES para MEI
Para solicitar o cartão BNDES e desfrutar dos benefícios que essa espécie de cartão de crédito oferece, é necessário estar com a documentação a seguir em dia:
1- Certidão Conjunta de Débitos, Relativos a Tributos Federais;
2- Certidão de Dívida Ativa da União ou mesmo de Certidão Conjunta Positiva, com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
3- CND – Certidão Negativa de Débito (Previdenciária), expedida pela Secretaria da Receita Federal;
4- Certificado de Regularidade do FGTS;
5- Declaração que ateste que apresenta situação regularizada perante os órgãos públicos e a legislação pertinente.
Você pode solicitar o seu cartão através do site do BNDES. É importante destacar que o cartão será emitido por um banco emissor conveniado. Esse banco, pode ser o banco onde você já possui relacionamento financeiro. Pois é de responsabilidade do banco emissor toda análise e aprovação do crédito, bem como a cobrança de prestações e a aplicação de tarifas.
Crédito para MEI: bancos emissores do cartão BNDES
Para fazer uso deste crédito para MEI é necessário também ter uma conta para pessoa física em algum dos bancos emissores. Confira abaixo a lista de bancos que emitem o cartão:
1- Caixa;
2- Itaú;
3- Banco do Brasil;
4- Bradesco;
5- BRDE;
6- Banrisul;
7- SICOOB.
Com a documentação em mãos, basta entrar no site do cartão do BNDES, informar CNPJ, selecionar o banco emissor, preencher a proposta e apresentar toda documentação. Depois é só aguardar a aprovação do crédito.
Como funciona crédito para MEI
O cartão do BNDES como falamos no início deste post acaba funcionando como uma espécie de empréstimo para MEI e pode ser usado para comprar uma quantidade limitada de bens, mas bastante abrangente. A lista completa se encontra na própria página do banco.
O limite do cartão de crédito BNDES varia de acordo com a análise de crédito que o banco emissor faz da situação financeira e da sua empresa. A grande vantagem deste tipo de crédito para o microempreendedor é que os juros são extremamente baixos, em torno de 1,12%. O cartão BNDES também é isento de IOF e o empréstimo para microempreendedor individual concedido por ele pode pode ser em até 48 vezes, com parcelas fixas.
Vale lembrar que ao lado de um bom planejamento, o uso consciente do cartão de crédito BNDES nos produtos certos, o seu negócio tem tudo para crescer e se aprimorar!
>>> Leia também: 5 motivos para abrir um negócio próprio