Prejuízos causados por bancos são mais comuns do que a gente gostaria. Nesses casos, o cliente tem todo o direito de pedir reparação de danos morais e ou materiais. Mas você sabe com quem e como essa reclamação deve ser feita?
O Código de Defesa do Consumidor garante que quando a administradora do cartão de crédito comete um erro, eles devem ser reparados em dobro. Um dos erros mais comuns acontece quando a administradora não envia um novo cartão após ele vencer.
Outro caso comum é quando ela bloqueia o cartão sem justificativa, deixando o nome do cliente sujo. Nesse caso, há dano moral e a instituição deve indenizar o cliente. Além disso, muitas pessoas recebem cartão sem ter solicitado. E isso também é considerado dano moral.
Onde reclamar?
Mesmo com tantos problemas comuns com as operadoras de cartão de crédito, a maioria das pessoas não reclama, geralmente por falta de tempo, medo ou simplesmente falta de conhecimento.
Se a reclamação não ultrapassar o valor de 20 salários mínimos, ela deve ser feita no Juizado Especial Cível da sua cidade. Nesses casos menores não é necessário advogado. Uma reclamação na Ouvidoria do banco também é recomendada.
Outros órgãos também recebem reclamações sobre o assunto e as encaminham para uma solução amigável. Entre os órgãos que podem ser contatados estão Procon, IDEC e Banco Central.
A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) possui departamento específico sobre o assunto. Além de encaminhar reclamações às empresas responsáveis, também dá dicas sobre uso do cartão.
Como fazer uma reclamação?
Saber onde fazer a reclamação já é meio caminho andado. Mas também é importante saber como fazer a reclamação para que ela seja solucionada da melhor forma. Confira as dicas:
1. Ao fazer uma queixa, seja o mais claro possível. Informe todos os dados importantes, como número do cartão, data do problema, número da conta, instituição responsável etc.
2. Converse com a operadora do seu cartão de crédito. Ao registrar sua reclamação, não deixe de anotar o número de protocolo. Caso o problema não seja resolvido, marque uma conversa com o gerente.
3. Nunca perca a calma ao tentar negociar.
No fim das contas, o mais importante é sempre manter a calma durante o processo e aguardar que seu direitos sejam respeitados. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como fazer uma reclamação sobre cartão de crédito, não deixe de comentar!