Depois de escolher o carro que você deseja e a melhor forma de comprá-lo – à vista, fazendo um consórcio automotivo, leasing ou financiamento -, chegou a hora de fechar negócio. O momento mais importante da compra é o diálogo com o vendedor. Além dos temas técnicos relacionados ao veículo, é ele quem vai determinar o valor final da aquisição e a inclusão de itens opcionais. O ideal é obter deste profissional o máximo possível de informações antes de bater o martelo, mas sempre usar o bom senso para tirar suas próprias conclusões.
Seja em concessionárias autorizadas ou lojas independentes, geralmente os vendedores – que recebem comissões sobre o valor final da venda – se esforçarão em convencê-lo a decidir sua compra no ato e, claro, optar pelo valor mais alto.
Xô, preguiça: visite várias concessionárias e lojas antes de começar a negociação. Sinta o clima em cada estabelecimento e observe as principais ofertas. Embora as lojas ou concessionárias costumem dar atenção especial aos clientes que já compraram com eles anteriormente, isso não te impede de fazer um bom negócio numa loja nova. Escolher bem neste primeiro momento poderá garantir que você tenha um bom atendimento no futuro, enquanto o carro ainda estiver na garantia.
Perguntar nunca é demais: lembre-se de que, neste “jogo”, os vendedores estão de olho na comissão e, você, ansioso por ter seu carro em mãos. Por isso, tome cuidado para que a pressa não atrapalhe seu negócio e não tenha receio ou vergonha de perguntar absolutamente tudo o que quiser saber. Deixe claro para o vendedor que você está se munindo de informações e que sabe o que quer.
Quem não chora, não mama: ainda que você esteja em boa fase financeira, deixar de lado a negociação não é uma opção inteligente. Lembre-se que mesmo os veículos novos oferecem margem para descontos, portanto barganhar e questionar o preço pode, sim, render alguma economia para seu bolso. Grande parte das lojas já prevê um abatimento de, no mínimo, 5% sobre o valor sugerido, porém, o mesmo só é concedido aos clientes que insistem em melhores condições. Às vezes, deixar de pechinchar pode representar a perda de um desconto de até 10%.
Na dúvida, desconfie: vendedores são treinados para lançar mão de técnicas de venda, enquanto o consumidor normalmente desconhece as regras básicas de compra. Por isso, ainda que soe um pouco exagerado, é conveniente ter bastante senso crítico com relação aos argumentos do vendedor. Artifícios para acelerar a decisão de compra – ou seja, incutir um senso de urgência no cliente – como afirmações do tipo ‘este é o último veículo do estoque’; ‘temos outro interessado’; ou, ainda, ‘este desconto só é válido até hoje’, são táticas muito utilizadas. Não se esqueça de que promoções de automóveis são absolutamente comuns e recorrentes, portanto, ainda que você perca uma boa oferta hoje, amanhã haverá outra tão tentadora quanto.
Seja racional: ainda que você esteja animadíssimo com a ideia de comprar seu carro, procure não deixar a emoção falar mais alto antes de fechar negócio. Quanto menor interesse você demonstrar, maior a probabilidade de o vendedor oferecer outras vantagens. E, por fim, lembre-se que o gerente terá sempre maior autonomia para dar descontos ou negociar benefícios. Solicite sua presença caso o vendedor não consiga chegar às condições que você esperava.
Compare ofertas: caso a modalidade de aquisição que você tenha escolhido seja o consórcio automotivo, antes de fechar negócio você tem a chance de conhecer os melhores planos e ofertas do mercado. Faça uma compra inteligente: antes de escolher, compare.