Quando um condutor inicia a busca por um novo carro, a primeira opção é pesquisar e encontrar boas e econômicas oportunidades.
Pensando nestes clientes, as grandes montadoras realizam, periodicamente, os conhecidos feirões. Nos eventos são reunidos dezenas de modelos – em sua grande parte seminovos e pouco usados, quase 0km, e com valores e condições de pagamento altamente atrativas.
Na maior parte dos feirões é possível já contratar o seguro do automóvel: juntamente à montadora atuam diversos bancos e seguradoras dispostas a fechar a contratação do seguro automotivo ali mesmo. Tal serviço auxilia tanto o comprador como a seguradora, já que o condutor sai do feirão com o carro protegido e a empresa pode fechar um maior número de contratos de seguro de carro.
Apesar de ser um bom negócio, principalmente para quem busca um automóvel com excelente custo-benefício, é preciso ficar atento a alguns detalhes, os quais podem fazer toda a diferença para o aceite da proposta oferecida pelos feirões.
Confira os principais cuidados e itens a serem analisados antes da compra de um automóvel nos feirões:
• Acessórios e adicionais: muitos dos modelos disponibilizados pelas montadoras em seus feirões são simples e básicos, ou seja, sem muitos acessórios e adicionais. Quem busca um modelo básico, pode comprar tranquilamente. Já quem procura por modelos completos, é interessante analisar e conferir os opcionais existentes.
• Análise e vistorias: apesar das montadoras serem confiáveis, até por conta das marcas multinacionais, é preciso realizar uma intensa análise e vistoria, antes de fechar a venda. É recomendado pesquisar qual o modelo que melhor atende às necessidades do condutor, a desvalorização do modelo, valores das futuras revisões, preços e condições de pagamento para cada modelo.
• Emplacamento pelo próprio comprador: além de parcerias com seguradoras para a venda de seguro de veículo, em muitos feirões é possível encontrar despachantes particulares, indicados pelas montadoras para realizar o emplacamento e resolução de todas as questões burocráticas do novo veículo. Porém, utilizar tal serviço pode aumentar o valor investido na compra do bem. A melhor opção é fazer o emplacamento e demais documentações sem o auxílio do despachante. Além de mais econômico, certamente é mais seguro.
Os feirões de montadoras também são direcionados – e muito úteis – àqueles que desejam apenas pesquisar o mercado. Em uma visita rápida é possível saber quais modelos vêm sendo disponibilizados pelas montadoras, bem como quais são as taxas de juros cobradas.