O que fazer em caso de atraso na entrega do veículo?

Você acaba de comprar um carro novo e não vê a hora de levá-lo para casa, com todo orgulho. Mas se depara com um atraso imprevisto na entrega. A frustração é grande, e, como em muitas outras situações, o melhor é se prevenir. No momento de compra do veículo, a data de entrega deve constar em um documento oficial ou no contrato, para que você tenha uma prova no caso de um atraso considerável.

O momento da assinatura do contrato é fundamental, é a hora em que o novo proprietário do veículo geralmente resolve várias coisas de uma vez, como o seguro do auto, toda a documentação e a possível venda de seu veículo anterior. No meio de tantas ações, pode ser que a data de entrega fique resolvida apenas verbalmente, o que pode ser um risco para o cliente.

No caso de um carro atrasar demais, ou, pior, não ser entregue, o cliente pode entrar na Justiça. Entre as ações possíveis, o Código de Defesa do Consumidor considera que o cliente pode processar a montadora, a concessionária ou as duas empresas pelo problema.

O cliente tem o direito de receber ou o carro pelo qual pagou ou outro equivalente, ou mesmo o valor total pago (com rescisão de contrato), mais possíveis custos devido a perdas e danos. O seguro de carro geralmente não tem conexão com o atraso do veículo, sendo oferecido por outra empresa, e, portanto, não deve ser um problema nesses casos (a menos que o contrato seja anulado).
Mas antes de recorrer a um processo legal, o melhor é procurar resolver o problema de maneira amigável, junto à concessionária. Se não conseguir, dirija-se ao Procon, e, em último caso, recorra a um processo no Juizado Especial Cível.

Se, por conta do atraso na entrega do seu carro novo, o cliente sofrer prejuízos, pode recorrer à Justiça para ganhar uma indenização. Mas, antes, é preciso enviar uma reclamação à concessionária, de preferência por escrito, explicando o problema e solicitando providências.
Como se pode ver, o atraso na entrega do automóvel pode gerar muita dor de cabeça. Para evitar o transtorno, sempre compre seu carro em concessionárias de confiança.
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