Quanto tempo você gasta de casa para o trabalho? Se você disse mais de uma hora não está sozinho, cerca de 31% da população gasta mais de uma hora por dia para se deslocar e nas grandes cidades esse tempo dobra. A mobilidade urbana não é apenas tema de redação do Enem e sim um grande desafio enfrentado pelas grandes cidades.
Com o aumento constante do número de carros e o trânsito cada dia mais lento e caótico o tema tem sido debatido em busca de melhorar a qualidade de vida dos transeuntes urbanos. Algumas soluções já começam a ser testadas, no dia a dia, de algumas capitais brasileiras e ganham adeptos, como é o caso da carona compartilhada e do carro compartilhado.
Por que usar a carona compartilhada?
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, o Brasil conta com mais 51 milhões de veículos. Grande parte desta frota está concentrada nas grandes capitais como São Paulo, que concentram 8 milhões de carros em suas vias diariamente. Os paulistanos, segundo dados da revista Exame, gastam em média 2h46 minutos no trânsito, diariamente. Terrível, né? A pior parte desta história é que estes 8 milhões de veículos trafegam com uma só pessoa, em média.
A ideia do carro compartilhado e da carona compartilhada é que você mude essa realidade. Um primeiro passo para ser adepto desta nova prática é compartilhar seu carro com um companheiro de trabalho ou vizinho que mora perto de você. Se os dois têm carro que tal propor um rodízio? Um dia você dirige e no outro ele dirige? O carro compartilhado pode ajudar a diminuir o volume de carros que circulam no trânsito diariamente e ainda é uma boa opção para quem quer economizar com os gastos do veículo como: gasolina, pedágio e estacionamento. Já pensou nisso?
A carona compartilhada também te permite conhecer novas pessoas, repartir experiências e ajudar o meio ambiente. No Brasil já existem aplicativos que incentivam a prática do carro compartilhado e da carona compartilhada conectando passageiros e motoristas.
Conheça três tipos de aplicativos de carona compartilhada
Blablacar – este aplicativo te permite procurar e oferecer uma carona compartilhada. Você pode avaliar os usuários por perfis verificados pela companhia.
DeCaronas – também funciona para quem procura e quer oferecer uma carona compartilhada. A plataforma é conectada ao Facebook e te permite enviar mensagens aos seus usuários pelo Messenger e buscar passageiros nos seu grupo de amigos.
BeepmeApp – Feito para passageiros e motoristas. Segundo dados do aplicativo motoristas podem economizar em torno de 5 mil reais por ano compartilhando o seu carro.
E ai? Que tal ser adepto da carona compartilhada e do carro compartilhado? Não se esqueça de manter seu Seguro Auto em dia. O seguro de carro é sua proteção em caso de acidente e roubo.