Você está dirigindo tranquilamente, e no meio do caminho, se depara com um trecho totalmente alagado. Num primeiro momento, essa situação pode gerar nervosismo e dúvida, mesmo com a cobertura oferecida pelas apólices de seguro de veículo. O fato é que, quando se decide atravessar uma enchente, é preciso adotar algumas ações, a fim de minimizar os problemas técnicos do veículo. Ainda assim, uma revisão logo após a travessia da enchente é inevitável.
Para proteger seu veículo e descartar a futura utilização do seguro do auto, é recomendado que os seguintes cuidados sejam tomados:
1- Mantenha sempre uma boa distância entre o seu carro e o carro da frente.
2- Utilize marchas reduzidas, como a 1ª para veículos manuais e a “L” para os automáticos.
3- Importante: mantenha uma aceleração constante.
4- Não troque de marcha quando o carro estiver dentro da água.
O que fazer após passar pelo alagamento?
Após atravessar a enchente é necessário fazer uma revisão no automóvel, com atenção especial para os seguintes pontos:
1- Óleo: para saber se o sistema foi afetado pela água da enchente, basta puxar a vareta do óleo. Se sua textura estiver cremosa, significa que houve contato com a água. Para prevenir possíveis alterações no motor, é indicado realizar a troca imediatamente.
2- Filtro de ar: a presença de folhas ou barro dentro do filtro também é sinal de que entrou água no filtro. Este problema pode ser resolvido com a simples retirada e secagem da peça. Caso haja um acúmulo muito grande de água, a melhor saída é trocar a peça, procedimento que deve ser coberto pelo seguro do carro.
3- Sistema elétrico: quando há o contato da água com o sistema elétrico, são grandes as chances de um curto-circuito. Nesse caso, o ideal é checar as funções elétricas básicas do carro, tais como buzina e lâmpadas.
4- Câmbio: existem alguns modelos de automóveis cujo câmbio conta com uma pequena abertura próxima à embreagem. Ao passar por um alagamento, essa abertura pode acumular água, fazendo com que a embreagem “patine”. Porém, nesse caso, não há recomendações a fazer, já que a secagem acontece naturalmente.
Após analisar e checar todos os pontos, é recomendado fazer uma revisão completa nas partes do veículo. Uma boa dica é consultar a operadora de seguro auto e solicitar a indicação de uma oficina mecânica de qualidade e confiança!