Você já ouviu falar sobre aluguel de carro particular? Pra quem ainda não conhece pode parecer estranho, mas já tem empresas realizando este novo tipo de serviço. Esta é uma forma legal de rentabilizar um bem que muitas vezes passa o dia – ou até a semana – parado dentro de uma garagem ou estacionamento. Entenda como funciona o aluguel de carro particular e como fica o seguro do carro nessa história.
Como funciona?
O aluguel de carro particular para terceiros foi a ideia de 3 amigos engenheiros ao montar a Fleety, primeira empresa brasileira com este modelo de negócio. A proposta é simples: render uma grana extra para proprietários de carros que ficam estacionados e ociosos durante todo o dia e oferecer a possibilidade de locação de veículos por hora ou diárias a preços mais baixos do que os aplicados pelas locadoras tradicionais. Ganha também o trânsito, pois além de encontrar um carro que atenda as suas necessidades, a ideia é achar um que esteja perto de você, diminuindo assim o deslocamento para retirar e entregar o veículo.
A empresa começou com o aluguel de carro particular há pouco mais de um ano e hoje já oferece os serviços nas cidades de Curitiba, São Paulo e Florianópolis.
Como disponibilizar meu carro para o aluguel de carro particular?
Se você está em uma das 3 cidades onde o aluguel de carro particular já está disponível e quer alugar o seu carro, precisa preencher um formulário no site com os seus dados, linkar com o seu perfil no Facebook, além de informar os dados do carro, inclusive o código Renavam, para certificar de que a documentação do carro está em dia, evitando assim o cadastramento de veículos roubados.
Qual valor devo cobrar para o aluguel de carro particular?
O valor da diária ou da hora para aluguel de carro particular é determinado por você, mas a recomendação é estabelecer um valor dentro da realidade para que receba ofertas. Se pedir um preço alto demais é possível que não consiga alugar o seu carro, por isso é importante ficar de olho no mercado.
Quais são as exigências?
Além dos itens adicionais como ar-condicionado, direção hidráulica ou automática, GPS e cadeirinha para crianças, um dos itens que é o principal diferencial para quem irá decidir por locar o seu carro é a sua localização. Quanto mais perto estiverem, melhor!
Este modelo de aluguel de carro particular para terceiros executado pela Fleety oferece um seguro que cobre avarias, batidas, furtos e roubos e é uma forma de tranquilizar quem irá disponibilizar o seu carro para um desconhecido dirigir. O valor do seguro está incluso na taxa de 20% sobre a locação paga pelo usuário, assim ambos ficam assegurados em caso de qualquer acidente.
É exigência da empresa que um carro para ser locado tenha um seguro auto próprio, porém em caso de qualquer acidente não será o seguro do proprietário do carro a ser utilizado e sim o seguro do site. O seguro do proprietário não pode ser usado pelo site e seus usuários, já que eles não estão incluídos como condutores adicionais de sua apólice.
E como é feito o pagamento?
O pagamento e toda a parte administrativa do aluguel de carro particular é feito por intermédio da Fleety com cartões de crédito. Essa também é uma forma de garantir que o pagamento será feito. A conexão com a página do Facebook de ambos também é uma forma de garantir que se tratam de pessoas reais.
O site permite incluir no valor do aluguel uma taxa de limpeza adicional, que fica a cargo do proprietário do carro e cobra 20% sobre o preço da locação, que é pago por quem aluga o veículo.
Já o combinado sobre combustível fica a cargo de uma negociação entre proprietário e usuário, mas a recomendação da empresa é que pratiquem a mesma praxe das locadoras: entregar os carros com o tanque cheio para que recebam da mesma maneira. Em caso de multas registradas durante o período da locação, a responsabilidade pelos pontos e pagamento fica a cargo de quem alugou o veículo.
E você, o que acha dessa nova modalidade de aluguel de carro particular? Conta pra gente nos comentários!