Carros clássicos brasileiros que são admirados fora do país

Parece que nós brasileiros não somos os únicos apaixonados por carros, há em todo o mundo uma legião de fãs e que são capazes de loucuras por modelos raros e exclusivos. Nos últimos tempos o mercado mundial tem dado uma atenção especial aos modelos raros produzidos em solo brasileiro. Eles não são o maior sinônimo de desempenho, mas atraem a atenção pela beleza e singularidade. Conheça os carros selecionados pelo site americano Classic Driver com os modelos nacionais mais bonitos:

Bianco S 1979

O modelo é obra de Toni Bianco, que teve sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo no ano de 1976. A carroceria é de fibra de vidro e plástico reforçado, montada numa plataforma mecânica de origem da Volkswagen.

O carro atrai atenção até os dias de hoje por trazer um design super diferente com linhas exuberantes, arcos das rodas pronunciados, um para-brisas amplo, faróis duplos e o jogo de lanternas com forte inspiração nos modelos esportivos europeus da época.

O modelo foi vendido nos Estados Unidos, em um leilão, pelo valor de U$24.750.

 

Kombi Last Edition 2013

A Kombi é um modelo da Volkswagen que certamente está vivo na memória de várias gerações de brasileiros, já que foi produzida por 56 anos ininterruptos, sem muitas alterações do seu projeto original.

Ela teve de ser aposentada em 2013, pois já não comportava mais receber os itens então obrigatórios como os freios ABS e airbags. Para despedida em grande estilo, a VW fabricou uma Last Edition destinada aos colecionadores, com ar vintage para lembrar os primeiros modelos lançados.

A edição especial ganhou pintura especial da saia-e-blusa azul e branco, rodas brancas e pneus com faixas brancas, grade no radiador e para-choques para garantir que saísse com um ar nostálgico e bem parecida às primeiras. O modelo esta à venda em Mônaco por U$45.468; valor bem maior que os R$85.000, preço praticado no Brasil em 2013 .

 

Puma GT 1972

O Puma é um dos modelos esportivos mais célebres produzidos no Brasil. Ele foi lançado em 1964 para as pistas e desde a sua estreia conquistou uma multidão de fãs dentro e fora do país.

Ele nasceu com um motor DKW de 3 cilindros, porém 3 anos depois ganhou suspensão, chassi e mecânica Volkswagen. Os primeiros modelos do carro foram produzidos inspirados na escola Italiana de design, mas nos anos seguintes o esportivo ganhou ares que remetem ao Lotus Europa e o Datsun 24OZ.

O Puma GT 1972 é equipado com um motor boxer 1600 e câmbio manual de 4 marchas. O exemplar pertencia a um colecionador brasileiro, mas foi levado para os Estados Unidos para ser vendido em um leilão. O comprador o arrematou por U$19.250.

Maserati 200Si 1956

Esse é o único carro da lista que não foi fabricado no Brasil mas por ter uma história muito peculiar com o país, faz parte dela.

O modelo Maserati 200Si nasceu a partir de um modelo 150S encomendado em 1957 pelo piloto amador Severino Gomez Silva ao pentacampeão mundial de Fórmula 1, Juan Manuel Fangio. Severino mandou pintar o carro com as cores da bandeira do Brasil para a corrida de 1.000km de Buenos Aires e por isso leva o nosso país em sua história.

Depois de participar de várias competições nos anos 1950, o modelo foi levado para um museu em São Paulo onde ficou por muitos anos até ser vendido em 2004. Atualmente o modelo 200Si está com um restaurador que o colocou a venda com características totalmente originais. O valor ainda é desconhecido, mas é possível imaginar que o valor ultrapasse os 3 dígitos.