5 dicas para limpar o interior do carro

Com a correria do dia a dia, é difícil manter o carro sempre impecável. Acúmulo de poeira, sujeira nos tapetes e até restos de alimentos podem ser encontrados no interior do veículo.

A falta de cuidados pode causar danos, principalmente nos bancos, que não estarão cobertos pelo seguro auto em caso de má conservação.

1. Painel

O painel do carro contém diversos dispositivos, com ligações internas por meio de fios elétricos, por isso requer alguns cuidados na hora da limpeza. Nunca jogue água diretamente no local. Utilize um pano limpo e úmido para retirar a poeira.

Se tiver manchas de gordura, use também um pouco de sabão neutro e retire bem qualquer excesso. Tome cuidado, pois manchas causadas por produtos químicos e danos consequentes da água direta sobre o painel dificilmente serão ressarcidos pelas companhias de seguro de carro.

2. Tapetes

Tapetes de borracha podem ser retirados do veículo e lavados com mangueira, água e sabão. Evite abrasivos e silicone, para não causar ressecamento da borracha. Tapetes de carpete podem ser limpos com aspirador e uma escova úmida. Lembre-se de que o carpete demora mais tempo para secar.

3. Vidros

A limpeza interna dos vidros pode ser feita uma vez por semana. Internamente, a fim de retirar resíduos de gordura, suor e química dos tecidos do carro, utiliza-se produtos próprios para esta finalidade. A limpeza externa pode ser feita com limpa-vidros e um pano limpo.

O principal cuidado com a parte externa dos vidros é evitar o acúmulo de sujeira, que acaba empoçando água da chuva. Esta combinação prejudica a visão do motorista, podendo causar acidentes, segundo as estatísticas das companhias de seguro veículo.

4. Interior do carro

Volante, chão do carro, porta copos, porta luvas e outros compartimentos podem ser limpos com um aspirador de pó ou pano macio. Evite o uso de produtos à base de silicone, principalmente os prateadores.

5. Bancos e estofamento em geral

Os bancos e estofamento das portas, confeccionados em tecido, absorvem a água rapidamente, transmitindo a umidade para a espuma e dificultando a secagem. Neste caso, o melhor é utilizar um pano levemente umedecido com detergente para limpeza pesada. Encharcar o banco de água e produtos químicos causam danos irreversíveis.

Para os bancos de couro escuro, a limpeza pode ser feita apenas com um pano seco e macio, semanalmente. Já os de couro mais claro, utilizar um pouco de sabão neutro é o suficiente para retirar a sujeira aparente. Lembre-se de que este tipo de revestimento requer hidratação periódica, pelo menos uma vez ao ano. Caso tenha problemas com a limpeza do veículo, você pode entrar em contato com o seguro do carro e pedir recomendações de bons lava-jatos.

Manter um carro em ordem requer atenção, mas não é uma tarefa impossível. Com um pouco de regularidade e aplicação dos produtos corretos, o seu automóvel permanecerá limpo por mais tempo e é bem provável que a manutenção preventiva minimize a quantidade de profundas limpezas, muito mais demoradas e nem sempre desejáveis.