O que é jet lag e como lidar com ele nas viagens internacionais?
Se você vai viajar para fora do Brasil, é interessante saber o que é jet lag e como evitá-lo. Confira as dicas aqui, na ComparaOnline!
Elisa Matos
27 de abril 2023•3 min de leitura
Uma das coisas que mais incomoda quem faz longas viagens para cidades com fuso horário diferente é o jet lag. Apesar de ser sentido pela maioria dos viajantes, nem todos sabem o que é jet lag e como lidar com ele durante a estadia fora do país.
Vivenciar horários muito distintos em um curto espaço de tempo faz com que a pessoa tenha dificuldade para se adaptar ao local. Isso ocorre porque a produção de melatonina, hormônio que regula o ritmo biológico do corpo, sofre uma disfunção. Quer saber quais são os impactos e quanto tempo dura o jet lag? Continue a leitura!
Sintomas comuns durante a viagem
Agora você já sabe o que é jet lag. Mas quais são os sintomas dessa diferença de horários? Eles variam, sendo os mais comuns indigestão, enjoo, cansaço, insônia, desidratação e dor de cabeça. Normalmente, isso acontece principalmente com quem fez uma viagem em que passou por ao menos 3 fusos horários.
O cansaço e a insônia são percebidos com maior facilidade, pois, com a diferença de horário, é normal que o viajante não sinta sono para dormir à noite, pois, no país de origem, não é o mesmo período ao qual está acostumado. A impressão é de que o cansaço se acumula, comprometendo a disposição para os passeios.
Quando há privação de sono, o corpo responde com dores de cabeça e no pescoço. Isso acontece porque a fase de sono mais importante, chamada de REM (Rapid Eye Movement), não acontece da mesma forma. Nela, há atividade cerebral intensa e relaxamento muscular, mas, quando é irregular, causa sensibilidade e cefaleia.
O tempo que os sintomas de jet lag duram também pode variar a cada pessoa. As que costumam viajar com frequência tendem a se acostumar com o novo horário com maior facilidade. Pode-se dizer que, a cada 1 hora de jet lag, a pessoa leva 1 dia para se habituar a 4 dias na Itália, por exemplo.
Como amenizar os sintomas
Se você quer saber como evitar o jet lag, é importante lembrar que, por ser uma resposta natural do corpo, ele só pode ser amenizado. Para isso, há algumas recomendações, como o uso de travesseiros e roupas confortáveis, principalmente em locais com clima diferente.
Além disso, durante viagens de curta duração, em que não há tempo suficiente para adaptação, a dica é prevenir com antecedência. Se possível, comece a dormir mais cedo — ou em horários próximos ao do país de destino — nos dias anteriores à viagem.
Em estadias de longa duração, a sugestão é tentar manter rotinas parecidas com as que são seguidas no Brasil. Tanto as refeições quanto o horário de dormir devem ser mantidos a cada dia, como forma de se habituar. Por exemplo, se alimentar e ir para a cama todos os dias no mesmo período.
Caso você sofra de insônia e já não tenha facilidade para dormir no país em que vive, procure ajuda médica. Em alguns casos, as pílulas de melatonina são receitadas para estimular o sono de forma segura, pois o hormônio já é produzido naturalmente pelo organismo.
O que fazer no voo para diminuir os efeitos?
Para diminuir os efeitos do jet lag na viagem, evite ingerir bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois elas causam inquietação e atrasam o sono. Se possível, use protetores auriculares e faça voos durante a noite, para que possa descansar antes de chegar ao destino e estar cheio de energia para os passeios do primeiro dia.
Menos preocupações, mais descanso
Ao entender o que é jet lag, fica fácil identificar pontos que pioram os sintomas. A dor de cabeça e as preocupações também podem ser evitadas com a contratação de um seguro viagem, que proporciona proteção e resolução de imprevistos durante a estadia em um país desconhecido.
A depender do plano, a assistência pode ajudar na busca da hospedagem adequada e até mesmo com eventuais tratamentos médicos. Todo o processo é realizado on-line, de forma prática e cômoda. Com a ComparaOnline, você pode verificar opções, selecionadas e apuradas de um extenso banco de dados, que atendem às suas necessidades.
Como se recuperar na volta?
Agora, é interessante se preparar para o retorno e descobrir como se recuperar do jet lag. A primeira dica é optar por voos noturnos, que continuem estimulando a melhora do sono. Quando desembarcar, dê preferência para seguir o descanso.
Com apenas algumas horas de repouso, o corpo se prepara para enfrentar as atividades diárias. Caso o regresso seja em um dia de trabalho e estudo, tente ir para a cama mais cedo e manter as refeições nos mesmos horários de antes da viagem, para que os hábitos voltem aos poucos.
Em alguns dias, o corpo já se lembra do ritmo anterior e os sintomas do jet lag vão embora. No entanto, em viagens seguidas, como mochilões, é normal que o tempo de recuperação seja diferente, pois não há intervalo para se acostumar com cada fuso horário.
Prepare-se para sua próxima viagem com a ComparaOnline!
Mais do que te ajudar a entender o que é jet lag, a ComparaOnline te ajuda com o planejamento das viagens. Para isso, a contratação de um plano de seguro viagem com as melhores condições de mercado pode ser feita pelo site. Faça sua cotação on-line e garanta mais segurança na próxima aventura!
Continue lendo...
Hotel 7 estrelas Dubai: uma lista com as 6 melhores opções
Câmbio de moedas: como fazer a conversão corretamente
Quais são os países que não precisam de visto para viajar? Veja a lista completa
Para que serve o Seguro Viagem? Entenda como a proteção funciona
Stopover o que é e como funciona? Veja se vale a pena
Guia de viagem para Maldivas: Tudo que você precisa saber antes de embarcar