Como fazer um intercâmbio nos EUA? Veja as dicas para conseguir o seu diploma!

Muitas pessoas sonham com o intercâmbio nos EUA, mas não sabem por onde começar. Se você é uma delas, veja as dicas que a ComparaOnline separou!

Elisa Matos

Elisa Matos

03 de janeiro 20233 min de leitura

intercambio eua

Quem nunca sonhou em fazer um intercâmbio nos EUA? Desde pequenos, assistimos a diversos filmes e séries que mostram a rotina dos estudantes do país e temos contato com a cultura acadêmica de lá. 

Índice


    1. 1. Tipos de intercâmbio
    1. 2. Como se inscrever em um intercâmbio
    1. 3. Antes de planejar seu intercâmbio
    1. 4. Seu seguro para intercâmbio está na ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Contudo, será que esse é um objetivo alcançável? A resposta é simples: sim! É possível fazer uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, desde que você saiba bem o que busca e esteja disposto a passar por certas burocracias. Quer entender melhor? A ComparaOnline te conta tudo!

Tipos de intercâmbio

Um intercâmbio é, de maneira geral, uma viagem que você faz com o objetivo de trabalhar e/ou estudar no destino. Por ser bastante amplo, existem diversas possibilidades que você pode considerar, especialmente em um país como os Estados Unidos. Por isso, é importante que você já tenha um objetivo traçado.

Estudos

O tipo mais popular de intercâmbio nos EUA é o que foca os estudos. Nesse leque, três opções se destacam: idioma, Ensino Médio e Ensino Superior. Todos eles são possíveis, mas têm níveis de dificuldade (e investimento) diferentes. 

Aprender inglês nos Estados Unidos é o que a maioria das pessoas busca ao estudar no país. Normalmente, é um processo simples e mais econômico, mediado por agências. É parecido com o que acontece nos programas de intercâmbio de Ensino Médio. Este, contudo, é bem mais caro e costuma ser mais longo.

Por último, vem o ensino acadêmico. Se você busca uma especialização, graduação, pós ou qualquer outro curso relacionado ao Ensino Superior, o processo pode ser mais complicado. Além disso, as faculdades norte-americanas costumam ser caras, então é preciso ter isso em mente.

Trabalho

Se você quer fazer um intercâmbio de trabalho nos EUA sem estar com um vínculo empregatício no Brasil, as opções são menores, mas ainda existem. Primeiro, você pode buscar a Work Experience USA, que é voltada para alunos de graduação que querem trabalhar no país durante as férias.

Outra opção é o Au Pair, em que você é contratado como babá e fica hospedado na casa da sua host family. É uma ótima escolha para quem busca economizar, pois a maioria dos custos é coberto pela família que te hospeda. 

Trabalhar e estudar

Se o seu objetivo é descobrir como fazer um intercâmbio nos EUA, onde você pode trabalhar e estudar, saiba de uma má notícia: esse tipo de viagem não é permitido no país — ou você recebe o visto de estudante ou o de trabalho. 

Porém, algumas das opções citadas acima permitem que você “adicione” o trabalho ou estudo enquanto já está lá. Dessa maneira, se você foi para estudar, pode buscar um estágio (internship) na sua faculdade. Já intercambistas Au Pair podem aprender idiomas e até mesmo conseguir bolsas de estudos. 

Como se inscrever em um intercâmbio

Após decidir qual é o tipo de intercâmbio nos EUA que você quer fazer, é hora de se inscrever no programa escolhido. A maneira mais fácil e segura é por meio de uma agência de intercâmbio, que irá te ajudar durante todo o processo de ida, estadia e volta ao Brasil. 

É importante notar que muitos dos programas de intercâmbio precisam de um mediador, como uma agência no meio. Isso porque você deve estar vinculado a uma instituição para conseguir emitir o seu visto. Por isso, tenha em mente que esse pode ser o seu caso.

Uma agência é recomendada especialmente por conta da segurança que ela pode passar. Com essa ajuda, você terá assistência o tempo todo. Se tiver qualquer problema, basta acionar a instituição que eles ajudarão você a resolver. Esteja atento à reputação da empresa que você está contratando!

Sem agência

Mesmo assim, muitas pessoas preferem economizar e ir por conta própria. Também é possível, especialmente caso você busque algo voltado para o mundo acadêmico. Nos sites das universidades americanas, você deve procurar por algo voltado especialmente para os “international students”.

Nessa área, estarão todas as informações necessárias para que você complete o processo seletivo da universidade, matricule-se e emita a documentação para viajar. Preste muita atenção em cada um dos passos para não ter problemas durante o seu embarque e estadia. 

Antes de planejar seu intercâmbio

Mesmo que exista muita ansiedade antes de embarcar para seu intercâmbio, é muito importante que você esteja atento a alguns pontos. Eles são essenciais para que você tenha não apenas uma boa viagem, mas para que o processo seja mais tranquilo de maneira geral:

    Com essas dicas, seu intercâmbio nos EUA será bem mais tranquilo. Em um país estrangeiro, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, busque comunidades de brasileiros que estão no lá ou já foram, para que eles possam te aconselhar nesse momento importante!

    Seu seguro para intercâmbio está na ComparaOnline!

    Se você tem planos de embarcar em um intercâmbio em breve, já é hora de buscar o seguro viagem! Você consegue escolher a melhor opção na ComparaOnline, por meio do comparador. Aproveite!


    Elisa Matos

    Autor

    Elisa Matos

    Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

    Procurando por um seguro viagem?

    Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

    Cotar meu seguro