Câmbio de moedas: como fazer a conversão corretamente

Você sabe o que é e como fazer o câmbio de moedas internacionais? Saiba como realizá-lo corretamente com ajuda do artigo da ComparaOnline!

Elisa Matos

Elisa Matos

12 de outubro 20235 min de leitura

 cambio de moedas


O câmbio de moedas é um dos procedimentos essenciais para as viagens internacionais e um dos indicadores econômicos de cada país. Com ele, é possível identificar a valorização de uma moeda em relação às demais e obter o dinheiro adequado para os seus passeios no exterior.

Índice


    1. 1. O que é câmbio de moedas?
    1. 2. Quais são os tipos de câmbio?
    1. 3. Onde fazer câmbio de moedas?
    1. 4. Como fazer o câmbio de moedas?
    1. 5. Onde o real é valorizado com o câmbio?
    1. 6. Prepare-se para sua próxima viagem com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Contrate agora mesmo em poucos passos.

Cotar meu seguro

Quer saber como funciona o câmbio de moedas a tempo da sua próxima viagem? A ComparaOnline criou um guia para esclarecer as suas dúvidas e te ajudar a aproveitar seu dinheiro ao máximo. Confira, a seguir!

O que é câmbio de moedas?

“Câmbio de moedas” é o termo que indica a troca entre duas moedas de países diferentes. Ele simboliza não apenas a negociação do dinheiro, mas também o valor de cada unidade monetária em relação ao restante do mercado em que algumas nações se destacam mais do que outras. 

Por exemplo, o dólar é uma das moedas que mais oscilam e supervalorizam no mercado internacional. Atualmente, a moeda equivale a aproximadamente 5 reais brasileiros. Essa comparação representa a taxa de câmbio e deve ser calculada sempre entre a moeda do país de origem e a utilizada nos demais. 

Assim sendo, a taxa é a quantidade necessária de reais para comprar outras moedas, como a libra, o euro e os pesos. Ela está em constante oscilação devido às movimentações do mercado e, quanto mais investimentos externos são feitos, maior é a valorização. 

No Brasil, o regime cambial é estabelecido pelo Banco Central do Brasil (BCB). A instituição é responsável por todas as medidas econômicas do país, que incluem a regulamentação, a fiscalização e o controle do sistema financeiro nacional.  A quantidade de moeda em circulação e o poder de compra da moeda nacional também são definidos por este órgão. 

Quais são os tipos de câmbio?

O tipo de câmbio de moedas mais seguido no Brasil é o de flutuação administrada, em que o real perde ou ganha valor conforme a compra e a procura de outras moedas aumenta. Nesse modelo, o Banco Central gerencia as taxas para evitar o impacto da supervalorização em pouco tempo. 

Por exemplo, se o euro (utilizado em Portugal, Itália, França e em mais 17 países da União Europeia) sobe de 5 para 6 reais em poucos dias, o Banco Central passa a vendê-lo no mercado, para que a taxa diminua aos poucos e se estabilize novamente. 

Quando o estado não interfere no câmbio de moedas internacionais, o modelo é chamado de flutuante, pois a cotação oscila de acordo com a movimentação do mercado. Já o câmbio fixo seria o oposto dos dois anteriores, padronizando a taxa cambial em apenas um valor. 

Há também o câmbio de moedas misto, que prevê as variações das unidades monetárias em um intervalo e, desde que ele não seja ultrapassado, a taxa não é  alterada. De forma ilustrativa e hipotética, se o dólar se mantém entre a banda cambial (cotação mínima e máxima) de 4 a 5 reais, o Bacen não intervém. 

Onde fazer câmbio de moedas?

Você pode fazer câmbio de moedas para uma viagem internacional em diversos lugares, como:

    Como fazer o câmbio de moedas?

    Agora é hora de entender como calcular a taxa de câmbio e trocar as moedas. Como a negociação é realizada diretamente entre compradores e vendedores, e apenas fiscalizadas pelo Bacen, ela é feita de forma simples e rápida pela Internet e em pontos físicos.

    As casas de câmbio, bancos, sites e aplicativos autorizados legalmente podem comprar e vender moedas e realizar transferências e pagamentos em moedas estrangeiras. O valor da taxa para transações de turismo é informado em cada local e costuma ser maior do que o comercial, pois há mais custos nas negociações. 

    Cada local segue a taxa de câmbio definida pelo mercado e ainda cobra um valor pela negociação. Geralmente, casas de troca costumam taxar preços mais altos do que os aplicativos, que apresentam condições atrativas. Atente-se para selecionar a opção mais econômica e segura, a fim de golpes. 

    Veja essas dicas de como fazer um bom câmbio:

      Para quem não sabe onde fazer câmbio de moedas, o ideal é verificar as indicações de viajantes mais experientes. Abaixo, você encontrará uma lista de alternativas para suas futuras negociações.

      Background made of different currencies banknotes – pile of money

      Aplicativos e sites

      A Wise é uma empresa que oferece o câmbio de moedas com taxa comercial, que é mais barata do que o valor de turismo. Com tarifas baixas, ela permite que os viajantes criem uma conta multimoeda, em que o dinheiro é convertido para ser usado em diversos países, além de ser transferido para onde quiser. 

      A Nomad disponibiliza soluções semelhantes e te ajuda a criar uma reserva de dinheiro para sua viagem e a comprar dólar em cotação comercial. Com o cartão da empresa, você pode comprar na moeda local de diversos países em lojas físicas e sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos.

      Outra opção para trocar moedas e fazer transferências é a Remessa Online. No site e no aplicativo, você envia e recebe dinheiro na moeda desejada, selecionada em uma lista com mais de 100 países, com taxas administrativas baixas. 

      Onde o real é valorizado com o câmbio?

      Além de saber como fazer o câmbio de moedas, é interessante conhecer as conversões que mais valorizam o real. Na Argentina, o peso costuma estar desvalorizado em comparação à moeda brasileira e há a possibilidade de fazer o câmbio paralelo, quando lojas e casas de câmbio compram o real por até duas vezes o valor da cotação. 

      Atualmente, 1 real equivale a 40,97 pesos argentinos. O valor de troca é ainda maior no Chile (onde 1 real é transformado em 155,37 pesos chilenos), na Colômbia (em que o mesmo valor se torna 907,19 pesos colombianos) e no Paraguai, que troca uma moeda brasileira por 1.410,01 guaranis paraguaios. 

      Outras opções fora da América e os valores de câmbio de 1 real nas moedas locais são: Marrocos (2,01 dirham marroquinos), Turquia (3,78 liras turcas), Egito (6,08 libras egipcias), Tailândia (6,72 bahts tailandês), Hungria (68,69 florim húngaro) e Indonésia (2961,72 rúpias indonésias). 

      Prepare-se para sua próxima viagem com a ComparaOnline!

      Gostou de conhecer o câmbio de moedas e já quer se preparar para os próximos passeios no exterior? Não deixe de contratar um seguro viagem para estar protegido em seus dias de aventura e descanso. Na ComparaOnline, você encontra planos com valores que cabem no seu orçamento e oferecem soluções completas!


      Elisa Matos

      Autor

      Elisa Matos

      Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

      Procurando por um seguro viagem?

      Contrate agora mesmo em poucos passos.

      Cotar meu seguro